Revista LOJAS Papelaria - Edição 270

24 JAN/FEV 2018 - LOJAS PAPELARIA DISTRIBUIÇÃO DHL assume logística de distribuição da Lego do Brasil Compartilhamento de malha, área de armazenagem e equipe para atendimento de períodos de pico são destaques do projeto A DHL Supply Chain, líder mundial em logística, armazena- gem e distribuição, foi selecionada pela Lego para gerenciar sua logística no Brasil. O projeto inclui a gestão do centro de distribuição (CD) principal em Louveira, a nacionalização dos produtos e a distribuição para todo o país. A DHL mantém um relacionamento de longa data com a marca em outros países, como nos EUA e México, fator importante para o fechamento da parceria no Brasil. Anualmente, o CD da Lego no Brasil movimenta mais de 2 milhões de peças, enviadas a mais de 300 distribuidores e varejistas. Para Alexandre Castro, gerente geral de operações da DHL Supply Chain, “além do porte internacional e experiência no varejo de brinquedos, nossa parceria com a Lego nas Amé- ricas foi muito importante para a conquista deste projeto. Isso porque temos acesso às práticas de nossos colegas em outros países e vamos aplicar muito deste conhecimento no Brasil. A começar pelo mesmo software de gestão e pro- cessos, o que facilita a visibilidade de toda a operação e a comparação com outras unidades”. Neste projeto, a DHL irá receber os produtos importados de outros países, fazer a etiquetagem de nacionalização e rea- lizar a armazenagem. Nesta etapa, são utilizados coletores de radiofrequência que aumentam a produtividade por cola- borador e conferem maior precisão na estocagem. Conforme a demanda, a DHL então fará a expedição dos pedidos e entrega por meio de sua malha de distribuição para grandes distribuidores, centros de distribuição de hipermercados e grandes redes de brinquedos, utilizando desde VUC até car- retas, conforme a característica da carga. “A parceria global de longo prazo e o alinhamento de ambas as empresas promoveram um atendimento diferenciado ao nosso público, que é extremamente exigente. Outro diferen- cial é a capacidade de adaptação da DHL, que é capaz de se adequar aos picos de demanda do mercado de brinquedos. Atuamos por todo o território brasileiro, que tem dimensões continentais, e precisamos contar com um distribuidor do tamanho do Brasil”, comenta Lígia Horvath Vargas, gerente sênior de Distribuição da Lego para a América Latina. Uma das principais características da cadeia logística da indústria de brinquedos é sua sazonalidade. Segundo estimativas de mercado, cerca de 70% das vendas são realizadas no segundo semestre, principalmente nas pro- ximidades do Dia das Crianças e do Natal. “Esses grandes picos lançam desafios à eficiência logística da indústria de brinquedos. Isso porque, nestes momentos, a demanda por área de armazenagem e equipe aumenta muito e de forma concentrada, impactando tanto o armazém como a malha de distribuição. É preciso ter flexibilidade e solidez opera- cional para dar conta da demanda concentrada sem elevar os custos gerados pela sazonalidade”, ressalta Alexandre Castro. No presente projeto, o CD da Lego está localizado em um site multicliente da DHL em Louveira (SP). Desta forma, nos picos de demanda, a DHL tem condições de aumentar o espaço de armazenagem e equipe dedicada de forma rápida e sem impactar a operação. “No segundo semes- tre, temos que duplicar o espaço de armazenagem e triplicar a equipe para o manuseio dos produtos. A malha de distribuição também é afetada. Na DHL, conseguimos direcionar estes recursos de forma sistemática e segura, garantindo o fluxo logístico e a eficiência econômico- -financeira”, explica.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=