Revista LOJAS Papelaria - Edição 270

28 JAN/FEV 2018 - LOJAS PAPELARIA CARTUCHOS E TONERS ORIGINAIS Um mercado em constante evolução Nos últimos anos, o mercado de impressão tem sido marcado por inovações significativas A venda de suprimentos depende, em primeiro lugar, do resultado das ven- das de equipamentos que ocorreram anteriormente. O mercado de im- pressão a laser pode ser dividido em impressoras coloridas e monocromá- ticas, as famosas PB, e ao fazermos um retrospecto dos últimos 20 anos deste mercado, tivemos de 1997 a 2002 somente venda de impressoras, sen- do o grupo de impressoras monocromáticas responsável por mais de 97% das vendas no pe- ríodo, segundo dados do IDC.  “Estava feita ali a consolidação desse tipo de produto no mercado brasileiro, fazen- do das impressoras uma ferramenta essencial para o ambiente de trabalho nos escritórios e indústrias”, lembra Leonardo Marques, especialista de produtos OKI. Em meados de 2003 surgiram os pri- meiros equipamentos multifuncionais. Seguindo a trilha das impressoras, o mercado também adotou primeiro os modelos monocromáticos para, então, os equipamentos multifuncionais coloridos se tornarem mais populares. “Depois tivemos uma popularização dos modelos de baixo volume, que fez com que os equipamentos a laser, até mesmo as impressoras coloridas, se tornassem acessíveis ao usuário doméstico.  A popularização desses equipamentos impulsionou a dissemi- nação da impressão no nosso território e, em 2011, a barreira de 1 milhão de equipamentos foi superada”, informa Marques. O Brasil foi um dos pioneiros no emprego da impressão gerenciada, também conhecida como MPS ou outsourcing de impressão, segundo o especialista de produtos da OKI, e esse movimen- to trouxe mais mudanças.  O usuário abriu mão da posse de equipamentos de impressão e do trabalho de gerenciar seus próprios suprimentos para focar seus esforços em sua atividade-fim, deixando a cargo de empresas especializadas a tarefa de prover o equipamento, cuidar dos insumos e de toda a manutenção.  “Aqui o suprimento original tem papel importante porque é a segurança de estabilidade para a revenda que faz o outsourcing e controlar esta variável impac- ta diretamente na rentabilidade do contrato.” Evolução Após isso, o número de equipamentos no mercado nacional começa a se estabilizar, caminhan- do desde 2012 para maturidade e, neste sentido, Marques vê um movimento em prol da qua- lidade de impressão, muito incentivado pela personalização, ao invés do volume de impressão.  “Com isso, o uso de suprimentos originais tem seu espaço garantido e, felizmente, o usuário da OKI reconhece e mantêm seu investimento preservado ao instalar suprimentos originais em seu equipamento.” Os cartuchos evoluíram muito em diversos aspectos, “dentre os quais vale citar o avanço tec-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=