Revista LOJAS Papelaria - Edição 271

LOJAS PAPELARIA - MARÇO 2018 9 GESTÃO Para quem trabalha no varejo há sempre muitas novidades no mercado, principalmente, em se tratando de decoração, como as cortinas e toalhas de renda que garantem boas vendas por estarem sempre na moda e deixa- rem o ambiente moderno e elegante. Mas como será que estão as tendências no varejo para este ano? E o com- portamento dos consumidores? O que mudou? O que fazer para tornar atraente um ponto de venda? Hoje existe o Omniconsumidor, um consumidor seletivo que usa a tecnolo- gia para a decisão de compra, que pode ser realizada em vários canais. Não dá mais para separar o mundo físico do digital. Algumas pessoas quando vão em lojas pesquisam sites de empresas para comparar preços e ver opções de um mesmo produto, como cores e tamanho. Isso ocorre porque a internet é uma prateleira sem fim, já as lojas têm limitações de espaço. Os clientes também gostam de ver e testar os produtos ao vivo. De olho nessa tendência, a Interlar tem uma caixa para display que facilita a disposição e apresentação dos produtos no varejo, fácil de manusear, dos clientes sentirem os tecidos rendados das cortinas e toalhas. “Se eu não ajudar o meu cliente, o produto pode ficar espalhado na loja sem apelo de venda”, afirma Ricardo Luiz Oenning, diretor da Interlar. Tanto na loja física como na virtual é preciso dar atenção especial ao esto- que, para que o consumidor feche a compra. O atendimento personalizado, que já é tendência no varejo, em 2018 entra- rá com força total. É possível também melhorar o pós-venda, entendendo os questionamentos dos clientes e suas demandas, para encontrar solu- ções mais eficientes. As ações de marketing são fundamentais para fidelizar o perfil que mais compra com o negócio. “Investimos muito em marketing, porque é preciso destacar-se da concor- rência, ter personalidade e linguagem próprias. Autenticidade e naturali- dade são qualidades cada vez mais valorizadas pelo consumidor e é isso que a Interlar passa aos seus clientes. A decoração exige uma venda mais qualificada, com conhecimento”, esclarece Flávia Gaedke, gerente de ma- rketing da Interlar. Mensagens por WhatsApp são comuns para a comunicação entre empre- sas e clientes. Com qualquer que seja a informação o consumidor fica por dentro das novidades e ações, integrando e fidelizando ainda mais o re- lacionamento. E o varejo ganha uma nova modalidade de pagamento, o smartphone. Especialistas indicam que nos próximos anos os mobiles vão substituir os cartões de crédito. Quanto ao ponto de venda, ele está mudando de função para ser um ponto de relacionamento, afinal a compra é consequência de um processo de re- lacionamento bem conduzido, por isso a loja física não pode ser apenas um showroom, os vendedores têm que atender bem, explicar, tirar as dúvidas, precisam gostar de pessoas e de se relacionar. O site também é um canal importante e que ganha importância na hora da compra, impactando diretamente o cliente. Por isso, quanto mais criativo, maior é a probabilidade de atrair a atenção e facilitar na escolha de produ- tos e serviços. “O atendimento personalizado, que já é tendência no varejo, em 2018 entrará com força total. É possível também melhorar o pós-venda, entendendo os questionamentos dos clientes e suas demandas, para encontrar soluções mais eficientes. As ações de marketing são fundamentais para fidelizar o perfil que mais compra com o negócio.” Quais são as tendências no varejo para 2018? Portanto, a Interlar investe em um site que exibe um portfólio com as Li- nhas de Cortinas e Toalhas de Renda Portuguesa com a Coleção Provence e apresenta as Linhas Premium, Clássica, Valência e Color, além do catálogo completo de produtos e um blog com as principais notícias da empresa e do setor de decoração e varejo. Os produtos para a decoração das cozinhas também estão em alta com seus espaços gourmets e os desenhos são os mais variados, como os de cupcakes, que compõem as cortinas, toalhas de mesa, as capas para bo- tijão de gás, galão de água e trilhos, tudo combinando para dar mais gra- ciosidade ao espaço. Neste caso, no ponto de venda podem-se criar ações diferenciadas, por exemplo, utilizar uma experiência sensorial para alavancar vendas, ofere- cendo cupcakes para degustar, incentivando a visão e o tato, além do deli- cioso paladar dos bolinhos. As vendas têm uma boa saída, pois as peças são 100% poliéster, as corti- nas com acabamento em ilhós cromado apresentam a opção com ou sem forro, garantindo um ótimo caimento e não encolhem. Para deslanchar o negócio, o empresário deve investir também em vídeos e prestar atenção nas próximas tendências desse formato. Uma pesquisa da Cisco aponta que, em 2020, 82% do tráfego da internet será provocado por vídeos, sendo que atualmente 86% dos brasileiros que estão online assistem a vídeos. E 80% das pessoas lembram dos vídeos que assistiram nos últimos 30 dias, segundo a pesquisa da Video Brewery. E dentro desse grupo, 46% dos consumidores que viram os anúncios foram influenciados a buscar mais informações sobre o produto, a empresa e até mesmo a efetuar a compra. Ao que tudo indica o varejo híbrido deve dominar o mercado e manter os consumidores nos pontos de venda. Tanto que as lojas estão criando am- bientes com produtos de segmentos diferentes. No mesmo local onde se vendem objetos de decoração são oferecidos outros produtos complemen- tares e serviços, atendendo ao mesmo perfil de consumidor. Fazer essa mistura é um desafio, mas é uma tendência mundial.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=