Revista LOJAS Papelaria - Edição 272

26 MARÇO 2018 - LOJAS PAPELARIA COLAS LÍQUIDAS E EM BASTÃO Com uma ampla variedade de produtos para atender aos segmen- tos escolar, Office e de artesanato, o segmento de colas líquidas e bastão espera um crescimento significativo para este ano. Paula Gonçalves, gerente da marca Pritt, diz que as perspectivas são bastante otimistas. “Primeiro, porque estamos notando a eco- nomia se recuperando, o que impacta positivamente as marcas fortes como a nossa. Além disso, acreditamos nos benefícios dos trabalhos manuais para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Felizmente, cada vez mais pais e professores estão em- penhados em criar atividades lúdicas para estimular a imagina- ção infantil, na contramão dos estímulos tecnológicos aos quais as crianças estão tão expostas. A marca Pritt é uma aliada nessa questão e no fim do dia, isso se reflete em vendas. Outra questão importante para nosso mercado é que o artesanato e trabalhos manuais têm voltado a serem valorizados para todas as idades. A cultura do ‘Faça você mesmo’ vem ganhando força no Brasil, com mais pessoas decorando suas casas, festas, fazendo o brinquedo de forma personalizada e como uma atividade terapêutica ou de renda extra. Artesanato é outro segmento que vem crescendo e gerando vendas para a marca.” A gerente da Marca Pritt previa um crescimento em relação ao pe- ríodo de volta às aulas passado e as vendas estão de acordo com as expectativas. “Tivemos um giro positivo das colas líquidas e em bastão no período. Da marca Pritt, os itens mais procurados e co- mercializados foram Pritt Bastão e Pritt Tenaz. Ambos os produtos de alta qualidade e seguros para utilização de crianças, são versá- teis e permitem diferentes tipos de atividades artísticas.” A Pritt possui em seu portfólio uma gama de produtos que aten- dem a vários segmentos e trabalhos. Além disso, produtos como Pritt Bastão Original são colas versáteis que, de acordo com Paula, podem ser utilizados em diversos ambientes, como em escritórios e escolas, bem como em trabalhos manuais. “As colas Pritt são produzidas com ingredientes  que visam garantir a excelente qualidade da colagem, mas também a segurança de seus consumidores, especialmente o público infantil. A fórmula das colas bastão, por exemplo, possui 90% de ingredientes naturais e não contém solventes, garantindo o seu uso com segurança. Além disso, a sua fórmula desliza facilmente e causa menos enrugamento no papel, facilitando a aplicação para as crianças.” Produtos versáteis e eficientes Segmento Office, além de atividades lúdicas na escola e trabalhos manuais ajudam a impulsionar mercado de colas líquidas e bastão Qualidade As indústrias, em sua maioria, estão cada vez mais preocupadas com a qualidade dos seus produtos, segundo Daniel Zanette, diretor comercial da Frama, man- tendo sistemas de garantia da qualidade em seus processos e fazendo cumprir a lei que torna obrigatória a certificação de artigos escolares. “De outra parte, é importante que os lojistas valorizem esta situação, adquirindo produtos de em- presas certificadas, deixando de colocar os consumidores em risco e cumprindo as determinações legais”, considera ele. Os fabricantes, em geral, e a Frama, em especial, têm procurado avançar nas questões de qualidade destes produtos, observa Zanette. “Especificamente no nosso caso, recentemente investimos em melhorias dos nossos frascos e tam- pas, bem como no design dos rótulos e embalagens, deixando o produto com melhor qualidade e, ao mesmo tempo, mais atraente.” Nova fórmula As colas em bastão da Summit ganharam nova fórmula nos últimos anos – PVC -, o que, conforme Vanessa Moreno, especialista de marketing garante aderência e secagem muito rápida e alta resistência ao calor. “Apesar desse ser um mercado estabilizado, tivemos um aumento considerável na vendas desses produtos da temporada passada para a que se encerrou. O foco das nossas colas é para uso escolar, mas há um público grande de escritório e, não só ele, também o nicho de artesanato, que utiliza tanto cola líquida como a cola em bastão. Cola é um item básico na lista escolar, a diferença é que com a recuperação econônima é possível que os pais voltem a investir em modelos diferentes e com personagens, por exemplo”, avalia Vanessa. Carlos Olímpio Malucelli, diretor comercial da rendicolla, avalia que o mercado nacional tem se tornado mais exigente, melhorando assim a qualidade dos pro- dutos nas prateleiras, a fim de atender esse mercado. “Pensamos estar em ano de crescimento, apesar de os números ainda não mostrarem, acreditamos numa recuperação maior no segundo semestre deste ano. O consumo reflete as condi- ções do mercado nacional e a expectativa nacional é de crescimento”, completa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=