Revista LOJAS Papelaria - Edição 273

cival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa do Brasil, uma das principais tecnologias utilizadas para o pagamento através do celular no Brasil é a NFC (Near Field Communications), também conhecida como contactless, que não exige o contato do aparelho com a máquina re- gistradora. Por ser extremamente rápido, esse sistema é amplamente utilizado em transportes públicos na China e, no Japão, é uma forma co- mum de comprovação de identidade através de aproximação. As chamadas carteiras digitais, por sua vez, são opções de pagamento bastante flexíveis, que funcionam como contas bancárias, mas apresentam as vantagens de não exigir nenhum processo burocrático para a abertura de conta e nem possuem taxas de manutenção. O Code Money, por exemplo, é um aplicativo que funciona como uma carteira digital e realiza transações através do celular entre pessoas físi- cas e estabelecimentos através da leitura de QR Code, até mesmo offline. Para utilizá-lo, basta criar uma conta no aplicativo e registrar as in- formações de seu cartão de crédito ou usar na modalidade pré-paga, adicionando valores via boleto bancário para que as transações sejam computadas de uma forma automatizada. As transações são realizadas de celular para celular, onde os estabelecimentos comerciais recebem usando apenas o smartphone, sem a necessidade de ter um POS (maquininha de car- tão), o que acaba gerando uma economia men- sal para as empresas, porque soluções iguais a da Code Money não tem mensalidade e nem taxa de adesão. Um universo de possibilidades Ao pensar em pagamentos via celular, o consu- midor deve estar preparado para dispor de uma série de vantagens “invisíveis”. A segurança, a conveniência de deixar a carteira em casa, a possibilidade de resolver tudo em um único dis- positivo, a exclusão do vínculo bancário e as ta- xas aplicadas, bem menores do que as conven- cionais, são alguns elementos que se destacam e tornam a experiência de comprar muito mais descomplicada. Nos idos de 2013, a consultoria inglesa eDigitalRe- search já destacava que termos como “conveni- ência” e “rápido e mais fácil de usar” eram aponta- dos pelos usuários de internet como os principais benefícios de pagamentos via mobile em compa- ração com o saque de dinheiro em caixas eletrôni- cos e o uso de cartões de crédito ou débito. É interessante perceber que esse período de revolução silenciosa, ao qual consumidores e comerciantes se encontram, precede a popula- rização desses recursos inovadores, com mais de 20 bilhões de dispositivos conectados até 2020, segundo o Gartner, e um novo mundo de oportunidades que se abre para a indústria de pagamento brasileira. Se antes, ao finalizar uma compra era comum ouvir “dinheiro ou cartão?”, agora a possibilida- de de responder “no celular, por favor” tornou- -se ainda mais pertinente.

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