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941os varejistas reconhecem que tecnologias móveis ajudam a reduzir custos

07/04/2014 - 10:04

Estudo encomendado pela Motorola Solutions mostra que mercado de varejo acredita que atendimento pode melhorar com uso de inovações tecnológicas 

A Motorola Solutions, provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas, apresenta os resultados finais do estudo do mercado varejista brasileiro realizado pela Business Marketing Solution (BMS) a pedido da empresa. A análise teve como objetivo diagnosticar as tecnologias mais utilizadas e também reconhecer quais são suas capacidades de expansão. Dessa forma, foi possível entender se o setor está preparado para atender consumidores cada vez mais exigentes.

Os dados indicam que a maioria das empresas consultadas reconhece que o uso de soluções tecnológicas traz benefícios em diversos setores. Para 94% dos participantes, o emprego da tecnologia móvel ajuda a reduzir os custos. Mais de 98% dizem que o uso desses recursos permite melhorar a produtividade, enquanto 96% acreditam que o atendimento ao cliente também é impactado positivamente pela utilização de equipamentos tecnológicos. Dentre as empresas entrevistadas, as do Rio Grande do Sul são as que afirmam mais utilizar essas novas tecnologias.

O estudo foi realizado com 300 empresas varejistas no Brasil, dos segmentos de drogarias, eletroeletrônicos, supermercados, materiais de construção, lojas de departamentos e vestuário, que possuem no mínimo seis lojas. Os principais temas abordados foram as tecnologias de automação utilizadas nos caixas, gestão de logística e estoques, entrega de mercadorias, comunicação entre funcionários, entre outros.

Pontos importantes

78% das empresas consultadas utilizam leitores de código de barras na frente de caixa, e 61% desses aparelhos são fixos.

Atualmente, 88% das empresas utilizam redes sem fio, e dos 12% que ainda não possuem wi-fi 9% pretendem implantar. Na Grande Porto Alegre, 100% das empresas consultadas já contam com o serviço.

Das empresas ouvidas, 49% utilizam coletores de dados para fazer inventários, 39% no centro de distribuição, 30% no depósito e 20% para outras funções dentro das lojas.

Em relação a entrega, 45% das companhias utilizam coletores de dados nos processos logísticos de distribuição de mercadorias para as lojas; 19% das empresas que não adotam esse sistema pretendem implementá-lo futuramente.

Na capital paulista, 33% das empresas utilizam sistemas de automatização para agilização de filas nos caixas. Entre os que não utilizam, 14%pretendem implementar.

No Estado de São Paulo, 28% das empresas utilizam sistemas de rádio para que os funcionários possam se comunicar. No Rio de Janeiro, o índice cai para 22%, e no Paraná, para 17%.

45% das empresas consultadas no Estado do Rio de Janeiro informaram que utilizam leitores de código de barras em seus centros de distribuição, enquanto 41% usam para a verificação de preços nas lojas.

No interior do Paraná, 59% das empresas têm processos logísticos de distribuição de mercadoria automatizados com coletores de dados. Na grande Curitiba, esse número sobe para 75%.

Entre as empresas consultadas, 49% já ouviram falar da tecnologia RFID, e entre as quais 4,73% declararam utilizar, mas entre as que não possuem a tecnologia, 36% pretende implantar.

Na Região Centro-Oeste , 90% das empresas consultadas utilizam leitores de código de barras nos caixas, e 60%, nos centros de distribuição. No Nordeste, esse número é de 84% para a frente de caixas e 54% nos centros de distribuição.

“As constantes inovações tecnológicas afetam diretamente a forma de atuação do mercado varejista. É importante conhecer o impacto dessas mudanças e também a disposição das empresas em aceitá-las. Esse estudo permite que a Motorola Solutions reconheça as tendências e demandas do mercado, para então desenvolver e oferecer soluções que atendam às expectativas do consumidor, de acordo com as necessidades de cada região”, analisa Silaine Benzobás, gerente de vendas de mercados verticais da Motorola Solutions Brasil.

Histórico do estudo e metodologia

A primeira parte do estudo “O Futuro do Varejo” foi realizada em 2012 e contou com a participação de 150 empresas, que foram selecionadas pela BMS para representar uma amostragem de varejistas. O resultado completo do estudo contou com um total 300 entrevistados. A margem de erro é de 4,8% e o índice de confiança é 90%.

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