Faber-Castell

Sebrae-SP lança cartilha para lojista vender melhor na Black Friday

13/11/2014 - 13:11

Com orientações detalhadas, material ensina como se preparar para obter bons resultados no evento que antecede o Natal

Para ajudar os lojistas a incrementarem as vendas na Black Friday, que neste ano será realizada em 28 de novembro, o Sebrae-SP lançou a cartilha VM Black Fryday. Criado no início da década de 1960 pelo varejo norte-americano para marcar uma ação de vendas anual antes da temporada de compras do Natal, a versão brasileira do evento chega à sua quinta edição.

Com explicações detalhadas, a cartilha ensina ao empresário como definir a faixa de desconto que será oferecida para cada cadeia de produtos, a divulgar o evento pela loja virtual e física, como compor da vitrine e também traz dicas para liquidar o estoque na data.

“Planejar a participação na Black Friday é fundamental. Aproveite a mídia espontânea do evento e estabeleça o mix de produtos que serão ofertados, definindo a faixa de descontos que será oferecida para cada categoria. Este é um momento importante para manter e conquistar novos clientes”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Ação agregadora de ofertas que funciona como uma espécie de termômetro para as vendas de final de ano, a Black Friday está em franco crescimento no país. Na edição de 2013, o evento movimentou R$ 424 milhões no Brasil. A expectativa é que este número será superado neste ano. Nas análises da Clear Sale/Busca Descontos, a região Sudeste concentrou 68% das vendas, seguida da Sul e Nordeste (ambas com 12%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Dicas para o lojista participar da Black Friday

1 - Defina se a participação será virtual, no ponto físico ou em ambos
2 - Jamais crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios
3 - Capriche na comunicação da vitrine: é mais fácil vender o que está exposto
4 - Aproveite para ampliar sua base de clientes e desenvolva um cartão de fidelidade
5 - Use cores mais vibrantes no interior da loja: elas transmitem ação e alegria
6 - Utilize as redes sociais para vender mais
7 - O processo de checagem das compras virtuais deve ser o mais rápido e eficiente possível
8 - Não se esqueça de que a Black Friday é a promoção de apenas UM dia

Quem quiser pode acessar a cartilha pelo link http://sebr.ae/sp/vm_bfriday2014, basta inserir o CNPJ.

Material adicional

Série de vídeos com Pedro Eugenio, idealizador da Black Friday no Brasil. Ele fala sobre como as pequenas empresas podem lucrar com a Black Friday: https://www.youtube.com/playlist?list=PLdP-PjIBedXn3jjSz9VOkkZV5vRYJDHfb.

  Mais notícias