Faber-Castell

“Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell” ultrapassa a marca de meio milhão de unidades coletadas

18/08/2015 - 17:08

Desde setembro de 2012, a Faber-Castell em parceria com a TerraCycle mantém o programa de logística reversa que mobiliza mais de 200 mil pessoas em todo o Brasil

A Faber-Castell em parceria com a TerraCycle criou a “Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell”, programa contínuo de coleta e reciclagem de lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, marca-textos, apontadores, borrachas, entre outros. Além de oferecer um descarte ambientalmente adequado a esses resíduos, o programa ainda promove doações a instituições de ensino ou de caridade e, em julho deste ano, supera as marcas de 500 mil unidades coletadas e 200 mil pessoas impactadas.

A coleta estruturada em um programa direcionado à reciclagem específica dos instrumentos de escrita, independente da marca, proporciona sua transformação em novos produtos, fechando assim o ciclo da logística reversa. Os resíduos enviados à TerraCycle têm sua matéria-prima reintroduzida na cadeia de consumo, pois são submetidos a um processo que gera uma resina industrial (pellets), injetada na estrutura de itens como lixeiras, pás de lixo, suportes de notebook, entre outros.

A Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell é aberta a consumidores, empresas, escolas, organizações sociais, escritórios etc., sem nenhuma restrição. Para participar, basta se inscrever no site da TerraCycle Brasil e formar times de coleta - em três anos, o programa possui 2 mil times de coletas -, convidando amigos, familiares, colegas de trabalho, de escola, de universidade e demais interessados a fazer parte desta missão socioambiental. O envio é feito por meio de uma etiqueta pré-paga dos Correios, que deve ser impressa no site da TerraCycle e afixada na caixa com os itens, respeitando  o peso mínimo de 1.020 gramas. Para reforçar a preocupação ambiental, recomenda-se juntar o máximo possível de itens - observando-se o limite de 30 kg -, bem como a utilização de caixas usadas para o envio.  A participação é inteiramente gratuita.

A Brigada não só convida todos a colaborar com a preservação do planeta, como ainda assume um compromisso social. A cada 12g de resíduos (equivalente ao peso médio de um lápis ou uma caneta), são doados R$ 0,02 para uma escola ou organização sem fins lucrativos, escolhida pelo próprio participante. Para saber mais, acesse www.terracycle.com.br.

A oportunidade de participar gratuitamente deste programa, além de gerar impacto positivo na percepção dos consumidores perante a marca, também contribui para promover a educação ambiental e fortalecer a importância da reciclagem. Trata-se de um exemplo de como a sustentabilidade pode se consolidar como prática coletiva de todos os envolvidos na cadeia de produção, do fabricante ao consumidor.

  Mais notícias