Faber-Castell

Faber-Castell e Colégio Dante Alighieri inauguram Espaço de Criatividade

14/11/2017 - 14:11

Em parceria com o colégio, a companhia inova ao trazer espaço com metodologia única que desafia os alunos em atividades de prototipação de soluções, criadas a partir da apresentação de diferentes ambientes que estimulam a criatividade.

A Faber-Castell, em parceria com o colégio Dante Alighieri, inaugura Espaço de Criatividade para alunos do 1º ano do ensino fundamental 1. Uma iniciativa pioneira que tem como foco estimular as competências e habilidades que farão parte dos desafios presentes aos profissionais do século 21, utilizando uma abordagem totalmente inovadora.

Com a proposta desenvolvida exclusivamente para Faber-Castell pelo pesquisador Leo Burd do Media Labs, que é um laboratório do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Espaço de Criatividade do Dante Alighieri propicia aos alunos um ambiente de micromundos onde eles são os principais protagonistas em busca de soluções para os problemas apresentados.

As atividades já fazem parte do plano pedagógico do Dante Alighieri e são desenvolvidas com a participação de professores do colégio. Nelas, os alunos são estimulados a utilizar técnicas de design thinking a partir de estórias que são contadas para fomentar possíveis soluções aos problemas encontrados. Para isso, eles têm à sua disposição vários materiais para construção de protótipos, inclusive com impressora 3D. Toda a programação das aulas gera muita interação, caracterizada por um aspecto lúdico, inquisitivo, imersivo e inventivo.

Um exemplo foi quando os alunos realizaram, a exploração dos “micromundos” profundezas do mar. Por meio de construção de narrativas e de protótipos exploraram como são e como vivem as criaturas marinhas, pesquisaram sobre o relevo marinho, a profundidade e luminosidade nos mares. Elaboraram também suas próprias embarcações, roupas e máscaras de mergulho e, depois de equipados, “mergulharam” para explorar as profundezas, utilizando inclusive hologramas para conhecer melhor a fauna local. A aventura terminava com a caça ao tesouro do pirata da Barba Ruiva.

“Este tipo experimentação, quando estimulada desde a infância, potencializa a construção de repertórios cognitivos os quais, por sua vez, mobilizam a criatividade e o pensamento crítico para solução de problemas” afirma Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia do Colégio Dante Alighieri.

De acordo com Eduardo Ruschel, diretor de marketing e novos negócios da Faber-Castell, o objetivo da companhia é sempre promover iniciativas que apoiem o desenvolvimento da criatividade ao longo da vida, investindo em novas tecnologias e métodos que ampliem as possibilidades de aprendizagem dento e fora da sala de aula.

“Sabemos o quanto o Dante Alighieri é uma instituição de educação que busca métodos de aprendizagem que elevam o potencial intelectual dos seus alunos, por isso, a Faber-Castell acredita tanto nessa parceria. A velocidade das mudanças que temos enfrentado nos últimos anos e, possivelmente irão se acentuar no futuro, faz com que novos modelos de aprendizagem, que estimulem as crianças a pensarem de forma inovadora, sejam fundamentais. Cada vez mais habilidades como senso crítico, comunicação, criatividade e colaboração são fundamentais para prepararem nossos filhos a transformarem nosso país”, explica o executivo.

  Mais notícias