Faber-Castell

Mercur é umas das melhores empresas brasileiras no Rating ESG da Humanizadas na edição 2023

06/04/2023 - 08:04

Levantamento revela desempenho das empresas para além de questões ambientais, sociais e de governança, como também em liderança, cultura e qualidade das relações entre stakeholders

A Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de Inteligência de Dados, divulgou recentemente a pesquisa “Melhores para o Brasil” com dados inéditos sobre boas práticas e sustentabilidade nas organizações brasileiras, em evento presencial em São Paulo (SP), que contou ainda com dois painéis: “ESG e Nova Economia” e “Disrupção na Gestão de Pessoas: Competências, Lideranças e Práticas Corporativas”. A Mercur foi destaque na categoria Comunidade e Meio Ambiente com as melhores práticas em responsabilidade socioambiental.

“A pesquisa traz um significado especial, por se tratar de um reflexo do avanço nas discussões no país. "A missão agora é avançar na evolução desse caminho voltado ao ESG, que evidencia a trajetória da Mercur desde sua virada de chave em 2009. Os indicadores da Humanizadas chegam para validar o desenvolvimento coletivo nesta temática e para chamar mais empresas para este movimento", comenta Fabiane Lamaison, Facilitadora de Coordenação da Mercur diante do reconhecimento.

Ao todo, 198 empresas foram avaliadas e juntas somam R$221 bilhões em faturamento, empregam 108 mil pessoas, impactam 51 milhões de clientes e 232 mil fornecedores e parceiros. O relatório tem como proposta extrapolar os indicadores existentes no mercado, que se limitam a olhar resultados restritos e sem base ESG, trazendo diversos apontamentos sobre como andam a cultura e clima organizacional, meio ambiente, conscientização de lideranças, relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores.

“Na avaliação de Humanizadas, nós também colocamos luz no que chamamos de ponto cego da agenda ESG, que é olhar não apenas para práticas e desempenho ambiental, social e de governança, mas também dar voz a todos os stakeholders de uma organização, e avaliar questões mais profundas como liderança e cultura. É a liderança e a cultura das organizações que sustentam boas práticas e o desempenho ESG das organizações, e inclusive, sustentam o desempenho econômico”, ressalta o pesquisador de doutorado da USP, CEO e fundador da Humanizadas, Pedro Paro.

Para Pedro, o mercado brasileiro revela crises na relação com todos os seus públicos de interesse, dos acionistas ao consumidor final, de governança, liderança e significado no trabalho. Enquanto isso, as Melhores Para o Brasil revela um novo modelo de gestão e geram um valor compartilhado para toda a cadeia de valor.

O evento contou com a premiação para as organizações mais bem avaliadas de acordo com a metodologia da Humanizadas. A Mercur foi destaque no setor Comunidade e Meio Ambiente e também teve resultados muito positivos nas relações com seus diferentes stakeholders: 53,4% dos colaboradores avaliam que “atender de maneira consciente as necessidades da sociedade e do planeta” é o que melhor representa o propósito da organização.

“A pesquisa nos possibilitou compreender onde podemos evoluir. Também que nossas ações possam inspirar outras empresas do setor, mercado e negócio para aderir e se posicionar melhor no rating. Esse processo evolutivo é um caminho de mudanças, não competitivo”, comentou Fabiane, enfatizando a importância da união das empresas em prol de uma missão maior promovida pela Humanizadas.

A pesquisa acompanha a jornada evolutiva de maturidade dos negócios. Cada organização pode não apenas identificar em qual estágio evolutivo está, mas também o que é necessário desenvolver para continuar evoluindo. Segundo Paro, nos últimos quatro anos de trabalho com mais de 550 empresas no Brasil, dos mais variados portes e segmentos, quando se observa as empresas no rating Melhores Para o Brasil, há uma evolução no nível de maturidade na maneira como lideram pessoas e gerenciam organizações.

A Mercur apresentou 35% a mais de valor gerado para o meio ambiente, comparado a taxa do mercado brasileiro. Quando a experiência é dos clientes, esse número aumenta para 54%, enquanto pela percepção de parceiros, o número cresce para 62% a mais comparado à média de mercado. Ao retratar a relação das lideranças com a organização, onde a média dos negócios no Brasil é de 49%, a Mercur atinge os 72%.

Os ratings fortalecem a confiança e a transparência das relações organizacionais. “O rating, ao nosso ver, é mais do que uma forma de mensuração de resultados voltado às práticas de ESG. É um reconhecimento da capacidade de transparência nas relações de trabalho e negócios”, reforça a Facilitadora de Coordenação da Mercur.

Pensando no futuro, o CEO da Humanizadas esclarece que conforme os apontamentos e níveis de avaliação evoluírem, o rating se tornará, cada vez mais, uma metodologia prática de avaliação global para políticas ambientais, de governança e social. "A Mercur tem como propósito cocriar o mundo de um jeito bom para todo o mundo e isso se dá também na conscientização junto ao mercado ao trazer pautas sensíveis para a mesa. Além disso, com esse destaque no Prêmio Melhores do Brasil assumimos que estamos nessa jornada evolutiva com muitas nuances e desafios", comenta Fabiane.

“Com o Melhores Para o Brasil, queremos reconhecer e inspirar as organizações a buscarem ser não as melhores do país, mas sim as melhores para o país, melhores para todos os seus stakeholders. E para nós é uma honra enorme poder contar com o compromisso de organizações como a Mercur, que não apenas assumem o compromisso de gerar retorno positivo para todos os seus stakeholders, e que também acabam servindo de exemplo e inspiração para outras organizações”, afirma Paro.

Sobre a Mercur  

A Mercur é uma empresa brasileira, quase centenária, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. A partir da construção coletiva, oferece soluções em saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta. Em seu portfólio de produtos encontra-se: borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, órteses e produtos voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 colaboradores. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br.

Sobre a Humanizadas 

 A Humanizadas é a primeira empresa brasileira de avaliação multistakeholder em ESG orientada à Inteligência de Dados. Com a pesquisa “Melhores Para o Brasil”, analisando organizações sob a perspectiva das lideranças, colaboradores, clientes, parceiros, comunidades locais e meio ambiente. A Humanizadas tem como objetivo combater o greenwashing e impulsionar um verdadeiro Capitalismo de Stakeholders. A empresa auxilia organizações de pequeno, médio e grande porte, a promoverem um ambiente de maior prosperidade econômica no país, mitigando crises ambientais e de governança, além de diminuir a desigualdade social, ao mesmo tempo em que constrói reputação de marcas, cultura organizacional, princípios e valores. 

  Mais notícias