Faber-Castell

Estratégia famosa dos Shoppings vai aumentar suas vendas até o dobro

08/04/2024 - 10:04

Por Raissa Specian, proprietária da Papelaria Judá

Hoje, vou compartilhar uma estratégia utilizada por shoppings e grandes centros de compra! E se eu lhe dissesse que você pode transformar sua loja em um lugar ainda mais mágico com a possibilidade de vender até o dobro? Vou explicar tudo: ideias, como fazer, como funciona e o porquê funciona, então fica até o final! Tem aplicação para físico e online.

Como eu não gosto de enrolação já vou te entregar duas palavras chaves: Evento e Experimentação. Sim, eu comprovo pessoalmente do auge dos meus 10 anos de Papelaria Judá e 3 diferentes endereços de funcionamento, online e físico: os eventos na loja já me proporcionaram 4 recordes de vendas. Um batendo o outro. O recorde dos recordes por sua vez, foi um sonho e realização profissional: vender o valor de mês comum em um só dia! Fora que a experiência de compra do cliente fica inesquecível e sua loja passar a ser lembrada como a favorita dele dali para frente.

Eu tenho uma ciência (totalmente empírica) para explicar isso: o evento na sua preparação, através da divulgação, vai gerando expectativa e retenção de demanda, na pratica, o cliente que estava procrastinando agora tem data e hora para visitar a sua papelaria.

Algumas das ideias abaixo já fiz, outras ainda quero testar aqui na Papelaria Judá

- Oficina de Lettering

- Oficina de aquarela

- Oficina de Slime (sempre funciona, já fiz umas 30 vezes, sem brincadeira)

- Degustação de alimentos (já fiz de donuts)

- Café da Manhã Temático (já fiz de mães, Dia da Mulher e Dia dos Professores)

- Eventos de Super promoção (um chamado Chuva de Cores, Black Friday)

- Oficina Fábrica de Caneta (fiz recentemente e foi um sucesso, em parceria com a Newpen que tem o produto Art Kit Hubble Fábrica de Caneta)

- Estoura balão: Em compras acima de X valor, estoure o balão e ganhe um brinde secreto escrito dentro dele. (Esse é simples de organizar de última hora)

Como fazer?

  1. Escolho uma data. Ela pode ser familiar ao comercio como Dia das Crianças ou não, como Chuva de Cores que foi um Black Friday fora de época que fiz (em maio)
  2. Vejo quanto posso gastar: se eu vendo num dia normal R$ 1.000,00 por exemplo quero fazer um evento para vender R$ 1.500,00 - então vou investir uns R$ 100,00 nesse evento, incluindo decoração, insumos etc. Aqui você adapta a sua realidade.
  3. Levanto as necessidades:
    1. Comprar decoração é preciso? Para sinalizar que a loja está num momento especial. Através das próprias vendedoras, como roupas típicas. Ou balões espalhados pela loja. Adesivos, impressões com tema da campanha. Precisa parecer uma festa!
    2. Há necessidade de comprar mais estoque? O que adianta colocar todo mundo na sua loja e não ter estoque para oferecer?
    3. Triagem de mercadorias: Se for promoção, defino quais produtos quero liquidar estoque e quais vou ganhar $ junto. Não adianta liquidar tudo da loja, você liquida uns e ganha em outros (novidades, lançamentos).
  4. Prepare sua equipe. Nessa etapa defino quem vai conduzir o evento:
    1. Equipe externa: Contrato um professor de Lettering ou de aquarela? Ou então: será nossa funcionária que vai fazer slime?
    2. É sua obrigação fazer sua equipe interna amar a ideia do evento e se envolver! O que vai fazer toda diferença no clima de festa, já defina quem vai ficar no atendimento, quem vai cuidar das necessidades durante o evento (reposições, limpezas e afins).
  5. Espalhe a notícia: instagram, clientes na loja, mensagens de whatsapp, banner no site, grupos de whatsapp. Fale em todo lugar para todo mundo que vocês estão num momento especial!

O mais importante: coloque em pratica à sua maneira e você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. Se gosta desse conteúdo já me segue nas redes sociais @raissaspecian que eu compartilho conteúdo que vale ouro igual esse aqui.

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