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Lojas
Dezembro
2009
26
revendas
marca com o logo da revenda e têm como principal objetivo estrei-
tar a experiência e contato da HP com o consumidor no ponto de
venda. As unidades oferecem todos os produtos da marca tanto para
o consumidor final como para pequenas e médias empresas, além de
produtos complementares não conflitantes com os oferecidos pela HP.
A proporção é de 85% de produtos da marca para 15% de multimar-
cas. Estão à venda diversos produtos, entre notebooks e desktops de
consumo, com foco em entretenimento; notebooks e desktops corpo-
rativos, além de workstations, com atributos especiais de segurança,
acessórios, impressoras e multifuncionais.
A gestão de varejo é totalmente exercida pelo parceiro. A gestão de
marketing passou por adaptações e modificações, desde que o projeto
começou, com o objetivo de integrar a promessa de marca de expe-
riência para a HP. “Após um ano percebemos que o suporte inicial
oferecido pela marca aos parceiros das HP Stores deveria ser ampliado
para uma gestão integrada onde a HP passou a oferecer também o
suporte de marketing para as atividades dessas unidades, respeitando
as características de cada região”, completa Claudio Raupp. Essa ini-
ciativa foi feita com o apoio da consultoria ASM, que elaborou estudos
de geomarketing baseados em perfis de consumidores e empresas que
a HP tem como mercado principal e deseja atingir com as HP Stores.
Além da Microsoft, a Intel também passou a ser parceira da HP no
projeto das HP Stores. “A Intel orgulha-se em poder colaborar com
essa importante iniciativa, que possibilitará que os consumidores
conheçam os últimos lançamentos em tecnologia Intel nos produtos
HP. Acreditamos que a primeira loja em São Paulo será um marco para
a expansão dos negócios da empresa e que
trará benefícios e oportunidades para todos os
envolvidos”, disse Marcel Saraiva, gerente de
desenvolvimento de mercado da Intel Brasil.
Para festejar a chegada da HP Store a São Paulo,
a loja também preparou algumas promoções
para o consumidor. Um exemplo é que quem
comprar um HP Pavilion ou Compaq Presario
ganhará R$ 100 em acessórios. Outras promo-
ções exclusivas das HP Stores serão aplicadas
também à loja de São Paulo, como as parcerias
com a Microlins e com a Gol Linhas Aéreas.
A HP Store do Shopping Anália Franco ofere-
ceu ainda um pocket show com o humorista
Marcelo Médici no dia 23 de outubro para
comemorar o lançamento dos produtos HP
com o novo Windows 7.
Store in Stores
Desde 2002, a fabricante iniciou a abertura
de “store in stores”, espaços dedicados à ex-
posição e demonstração da marca em pontos
de venda selecionados, e verificou resultados
significativos tanto em vendas como em satis-
fação do consumidor. Desde que iniciou, a HP
já instalou 50 desses espaços no varejo.
Fabiano Ornelas, gerente de projeto da HP:
“As duas lojas piloto foram
essenciais para acompanharmos
o comportamento do
consumidor em relação aos
diferenciais que oferecemos
como serviço de consultoria e
atendimento especializado para
o público corporativo. Dessa
forma, quisemos nos diferenciar
de uma loja de varejo comum,
oferecendo algo mais completo”