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ano se encerra e, junto com ele, um período que mar-
cou a insegurança e as incertezas que refletiram na
retração do comércio varejista, a exemplo de outros
setores da economia. Há poucos meses, a economia
vem dando sinais de recuperação e a expectativa é de
que o primeiro quadrimestre de 2010 seja um período
frutífero para o comércio, em particular para as pape-
larias, haja vista o início do ano letivo e a procura, principalmente nos dois
primeiros meses, pelo material básico escolar.
Segundo dados do Simpa, os quatro primeiros meses de 2009 foram
críticos para o setor de papelaria. O desemprego, a crise mundial que
assolava o mundo, apesar de não ter a ver com a nossa realidade, pois o
Brasil está com uma política econômica séria, resvalou aqui e fez com que
todos tivessem uma atitude de cautela. Ou seja, as indústrias baixaram
o nível de produção, o comércio reduziu os estoques e a população e
empresas (no caso de materiais de escritório) passaram a comprar apenas
o necessário, deixando os investimentos para depois.
Essa realidade começou a mudar com a capacidade do País em superar
a crise e sair dela sem os grandes efeitos que derrubaram economias no
Primeiro Mundo e, também, com o gradativo fim da crise de confiança do
mercado financeiro internacional. Com a economia começando a girar, o
setor de papelaria começou a dar sinais de recuperação a partir da Feira
Escolar, que apresentou as mais recentes novidades para o mercado, mar-
cando a volta às aulas para 2010.
A crise, finalmente, de acordo com especialistas, foi embora. Deixou
suas marcas, mas também uma lição importante: a verdadeira economia
deve girar em torno de investimentos e de produção e não de um sistema
financeiro falho, que valoriza a especulação. É necessário também haver
linhas de crédito acessíveis para pequenos e médios investidores, além de
oportunidades para que a população possa consumir conscientemente, a
juros baixos, principalmente nos serviços de cartões de crédito, que ainda
cobram taxas extorsivas.
As expectativas são de que 2010 seja um ano de bons resultados para
a economia mundial, em particular para os países emergentes, para onde
hoje estão voltados os olhos dos investidores. O fortalecimento da eco-
nomia deve gerar desenvolvimento, que consequentemente desencadeia
consumo, produção e comércio.
O futuro promete e, confiantes, vamos aguardar!
Marcos Mila
EDITORIAL
Que venha
2010!
Por Marcos Mila
O
Revista LOJAS
Ano XVII, N.º 181 - Dezembro 2009
CAPA
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