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Lojas
Junho
2010
4
Editorial
Por Marcos Mila
Parabéns aos
vencedores!
Chegou o grande momento. Nesta edição a revista Lojas, Papelaria, Infor-
mática, Brinquedos & Cia divulga os vencedores do Prêmio Melhores Mar-
cas, que apontou as empresas que mais se destacaram no setor em 2009.
Em sua 10ª edição, o Prêmio Melhores Marcas traz os ganhadores em
58 categorias de produtos e serviços de empresas que abastecem o setor
nacional de papelarias, um setor que se traduz, em sua grande maioria,
em pequeno e médio varejo, um mercado extremamente disputado e que
exige muito desempenho das indústrias e dos distribuidores, no sentido de
agregar valor e qualidade nos produtos e serviços que estes oferecem.
Como já mencionamos na edição anterior, quando da divulgação dos fina-
listas da Pesquisa Melhores Marcas, além da característica de ser um merca-
do extremamente competitivo, o ano de 2009 trouxe mais uma questão a
ser superada: a crise iniciada em outubro de 2008 e que teve impacto até o
início deste ano. Com seus reflexos negativos em todo o mundo, os efeitos
foram bem visíveis tanto para a indústria quanto para o comércio varejista.
Diante desse cenário, enaltecemos mais uma vez a competência das em-
presas que, além de superarem o período de crise, colocaram em prática
sua criatividade para sobreviver no mercado nacional. Incluam-se aí as
empresas que estavam preparadas para a tormenta e, também, as que
souberam se reinventar e se destacar dentro desse mercado.
Não podemos deixar de reconhecer também o mérito de todas as empre-
sas finalistas da 10
a
Pesquisa Melhores Marcas, que demonstraram com-
petência e maturidade para enfrentar esse período de incertezas e foram
merecedoras desse reconhecimento. Assim, independentemente do resulta-
do final, podem se considerar também vencedoras, por demonstrarem
capacidade de gestão e compromisso com o mercado.
Os prognósticos para o mercado brasileiro em 2010 são de um crescimen-
to acima de 7%, índice que faz do País a menina dos olhos de investidores
estrangeiros e das principais indústrias mundiais, que têm interesse no de-
senvolvimento da economia brasileira e de obter uma pequena fatia desse
bolo. Da mesma forma, as indústrias nacionais devem tirar os seus projetos
da gaveta e voltar a rever seus investimentos. Apenas para dar um exem-
plo, basta observar as recentes inaugurações de fábricas de equipamentos
e suprimentos de informática. Nos segmentos office e escolar, além dos
fornecedores nacionais, várias empresas estão se estabelecendo no País.
Tudo isso, é claro, com intensos reflexos no varejo.
A economia e o comércio varejista agradecem!