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acessórios para games
Por Marcos Mila
Produtos diversificados
e com novas tecnologias
Contando com cerca de 40 milhões de jogadores nas mais
diversas plataformas, o mercado de games no Brasil vem
ganhando a cada dia mais opções de acessórios para os
jogos eletrônicos
Mundialmente, o mercado de videogames
obteve um faturamento total de US$ 56
bilhões em 2009, movimentando mais do
que a indústria cinematográfica ou fonográ-
fica. No Brasil, estima-se que esse merca-
do movimente algo em torno de US$ 95
milhões/ano, sendo que 26% correspondem
à venda de acessórios. Esse crescimento está
relacionado a fatores como aumento de
poder aquisitivo, cenário otimista da econo-
mia brasileira, ascensão da classe média e, é
claro, uma grande empatia por games.
O mercado de games está cada vez mais
em crescimento e os jogadores, a cada dia,
ficam mais exigentes e buscam produtos di-
versificados, com opções de modelos, cores
e comandos.
Os principais fatores para esse aumento,
conforme Rafael Alberto Born, CEO da Neo-
tronics, são economia aquecida, acesso fácil
ao crédito e, cada vez mais, as magazines,
que estão aderindo à venda de games, com
sessões exclusivas para isto. “Aos poucos,
todos seguirão esse caminho. Se formos
notar, ao viajar para EUA ou Europa, todas
as lojas desses países têm grandes sessões
de games.”
Em pesquisas de consumo mundial, o
Brasil tende a ser uma das cinco potências
mundiais daqui a três anos e o perfil de
consumo é bem próximo ao americano,
pois a queda de preço dos consoles dos Wii
e do PS3 permitiu um aumento na venda de
acessórios.
Índices
O panorama do mercado de games indica
que os consoles mais vendidos no mundo,
em ordem de grandeza, são Wii, XBox e
PS3.
O perfil dos jogadores mostra os seguintes