Page 62 - 193

Basic HTML Version

GIRO
Lojas
Jan/Fev
2011
Blog do Smilingüido vence
Top Blog 2010
O blog do personagem Smilingüido, da Editora Luz e Vida, foi o mais votado
na categoria “Variedades” do Prêmio Top Blog 2010. No júri popular o perso-
nagem paranaense concorreu com 15.148 blogs em 15 categorias.
Os blogs da Editora Luz e Vida têm um histórico de vencedores. Na última
edição de 2009, o blog do Smilingüido ficou com o primeiro lugar, como o
mais popular do Brasil, e o da Faniquita ficou entre os 100 na primeira fase do
concurso.
Volta às aulas intensifica vendas
nas papelarias
A aproximação da volta às aulas, considerada o “Natal das papelarias”, já começa a movimen-
tar o setor. A Port, especializada em artigos de papelaria, escritório e informática, por exemplo,
espera um aumento de 25% nas vendas, em todos os negócios da empresa, em relação ao mes-
mo período do ano passado. “Entre janeiro e março, as vendas costumam aumentar 100% em
relação a outros meses. A expectativa é positiva por que a área de papelaria tem sido um dos
focos de atuação da empresa”, afirma a diretora de pessoas da Port, Mary Melo.
O movimento começa a aumentar nos primeiros dias do ano, quando os pais mais precavidos
antecipam as compras. O fluxo de clientes se intensifica na segunda quinzena de janeiro, para
atingir o pico em fevereiro, com as compras de última hora. Segundo Mary Melo, antecipar é
mais vantajoso para o consumidor. “O atendimento é melhor no início do mês, já que as lojas
não estão tão cheias e os pais vão encontrar os produtos e personagens que procuram.”
Para atender a grande demanda, a Port admitiu 40 funcionários temporários nos setores de
logística e varejo, principalmente nas áreas de atendimento, caixa, separação e conferência de
mercadoria. Eles passaram por treinamento de produto, técnica de vendas e capacitação prática
no varejo, na parte de papelaria. Se a demanda crescer acima do esperado, outros temporários
podem ser chamados.
Os funcionários, que ficarão na empresa de dezembro a março, podem ser efetivados ao final
do período. Segundo Mary Melo, esta é uma oportunidade para identificar talentos, observar a
conduta, a forma como o profissional atende os clientes e sua habilidade comercial para vendas.
“Entre os 20 temporários do ano passado, seis permaneceram na Port”, lembra.
Outros setores da Port lucram com a volta às aulas, como a parte de informática e produtos
para escritório. “Como a família está em férias, mais pessoas visitam as lojas. Uma compra
material escolar, outra, um artigo de informática. Um segmento impulsiona o outro”, explica a
diretora. As divisões de atacado e vendas corporativas também crescem, pois muitas empresas
dão kits para seus funcionários nesta época.
62