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GIRO
Lojas
Maio
2011
Nikon inaugura no Brasil sua primeira
subsidiária na América do Sul
De olho no mercado aquecido, que consome cerca de 7 milhões de câmeras/ano e está ávido por novas tecnologias, a
Nikon aporta no Brasil através de uma divisão da matriz japonesa com investimentos de US$ 10 milhões. A empresa deve
comercializar suas linhas completas de produtos, com cerca de 300 itens, entre câmeras, lentes e acessórios.
Segundo Koji Maeda, presidente da unidade brasileira, a companhia, que atua no segmento de imagem desde 1917 e está
presente em 80 países, chega em um momento muito importante, em que o Brasil apresenta um grande crescimento no
segmento de imagem e tecnologia. “O País tem uma expressiva base instalada, muitos apreciadores da marca Nikon, e sen-
timos que poderemos oferecer uma linha completa de produtos e acessórios, assistência técnica local e apoio aos usuários
através do SAC para o nosso consumidor”, esclarece Maeda.
Com faturamento global estimado em US$ 10,5 bilhões de dólares, de abril/2010 a março/2011, a Nikon está investindo US$
10 milhões na implantação da unidade brasileira. O presidente chama a atenção ainda para
os eventos que o Brasil deve sediar nos próximos anos e que devem contribuir para uma
gradativa evolução do mercado. “A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016,
com certeza, vão desempenhar um papel fundamental na expansão do setor de imagem
brasileiro”, avalia Maeda.
A princípio, a empresa vai focar suas atividades comercialização de sua linha completa de
câmeras fotográficas, com modelos compactos, D-SLR (Digital Single Lens Reflex), lentes e
demais acessórios. Este segmento representa o maior market share na linha de produtos da
marca japonesa, equivalente a cerca de 70% do faturamento global. A expectativa da Ni-
kon Brasil é tornar-se, dentro de três anos, um dos principais players do mercado brasileiro
neste segmento. E, em dois anos, atingir 2 mil pontos de venda, em todo
o território nacional, entre magazines, lojas especializadas e comércio online.
A divisão Brasil será a primeira subsidiária da Nikon na América do Sul. No
continente americano, até então, a companhia estava presente com divisões
próprias apenas na América do Norte (Canadá, EUA e México), região que
tem a maior representação no faturamento global da marca, com pouco
mais de 30% do market share, seguida de Ásia e Oceania, e Europa.
Para presidir a operação no Brasil, a matriz destacou o executivo japonês
Koji Maeda, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas e ma-
rketing. O profissional conta com passagem pela sede da Nikon, no Japão, e
também pela divisão americana, antes de iniciar as atividades no País no início neste ano.
soluções e eletrônicos, reforçando a posição de
liderança da Sony em todo o mundo.
Carlos Paschoal tem vasta experiência em ma-
rketing e desenvolvimento de negócios na área
de varejo, em especial no setor de eletrônicos
e eletrodomésticos. O executivo é graduado
em Administração de Empresas pela Fundação
Getúlio Vargas e possui mestrado em Finanças
Corporativas pela mesma instituição. Além
disso, possui especializações em
Management Economics pela
University of Cambridge e Stra-
tegic Negotiations pela Harvard
Business School. Antes da Sony,
Paschoal trabalhou na Funda-
ção Getúlio Vargas, Whirlpool e
Citibank.
www.sony.com.br
Foto: Luiz Machado - Agência Imagem
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