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brinq mix
Lojas
Maio
2011
66
Jogo ludoeducativo tem recorde de
acessos e anuncia novidades
O jogo web para vestibulandos obteve mais de 380 mil acessos
desde seu lançamento em agosto de 2010 e anuncia novidades
contemplando redes sociais, novos tabuleiros e perguntas para
contemplar o ensino fundamental
O Jogo Ludoeducativo foi desenvolvido pelo Instituto Nacio-
nal de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia
(INCTMN) e Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento
de Materiais Cerâmicos (CMDMC) pertencentes a Unesp, USP,
UFSCar, UFABC, Unifesp, IPEN, CBPF, UFPB, IFMA, UFRN, UFPI,
UFMS, UnB, UEG, UFGO e UEPG.
O jogo possui questões de múltipla-escolha, as quais os jogadores
devem responder corretamente para chegarem ao final do tabuleiro.
O objetivo é estimular de maneira descontraída estudantes a enfren-
tarem o vestibular e ampliarem seus conhecimentos em ciências.
O Ludoeducativo, em sua versão inicial, lançada em agosto de
2010, teve um enorme sucesso, que pode ser percebido pelo
número crescente de acessos (380 mil) e vários comentários de
jogadores elogiando a iniciativa e indicando a amigos.
Como sugestão dos próprios jogadores e professores, o jogo
evoluiu para funcionar em redes sociais, como o Facebook, e
contemplar questões do ensino fundamental (1º e 2º ciclos).
No entanto, a partir do teste com a nova faixa de usuários con-
templada, percebeu-se que o jogo para crianças e adolescentes
precisava ser mais interativo. De acordo com o professor Elson
Longo, responsável pela coordenação do projeto, “a interativida-
de dos elementos, que devem ser ricos em cores e movimentos,
com música e efeitos sonoros, é fundamental para o sucesso de
um jogo como esse”. Dessa forma, toda a equipe de desenvol-
vimento, dividida nas áreas de computação, educação e design
gráfico, realizou o máximo de possibilidade de interação multimí-
dia, o que enriqueceu os novos tabuleiros.
Para diferenciar as abordagens e temáticas, o jogo foi segmen-
tado em 3 versões: Vestibular - para o ensino médio, Ação - para
o ensino fundamental ciclo 1 (2º ao 5º ano) e Radical - para o
ensino fundamental ciclo 2 (6º ao 9º ano).
Outra evolução considerável é que foi mobilizada na equipe de
educação uma série de professores do ensino fundamental, coor-
denada pela professora Maria do Carmo Isaac, para o desenvolvi-
mento de questões separadas por ano e disciplina.
De acordo com uma pesquisa de mercado, verificou-se que essa
é uma proposta inédita no contexto do ensino fundamental, por
isso espera-se uma boa receptividade dos alunos, que, além do
mais, gostam muito do contato com a tecnologia e principal-
mente com jogos, fato esse levantado a partir de entrevistas com
alunos e feedback dados pelos professores.
O jogo que conta com 4 mil questões do ensino médio agora
teve sua base de questões ampliada com a inserção de 3 mil
questões para o ensino fundamental nas disciplinas de Geografia,
História, Ciências e Matemática.
Para o jogo Ludoação e Ludoradical fez-se um tabuleiro anima-
do com diversas paisagens diferentes do mundo, como o mar e
praia, deserto, pirâmides, mata, dentre outras. Um diferencial de-
senvolvido para aproximar do jogo de tabuleiros real foi a inserção
da característica do dado cair em vários lugares do tabuleiro de
forma aleatória.
Em relação à ambientação sonora, foram selecionadas músicas
especialmente produzidas para o público dos jogos, o que torna a
dinâmica e experiência do jogo melhor e mais atrativa.
Para que o jogo sempre tenha uma aparência diferente, foram
feitos diversos personagens animados, um para cada disciplina
e ano. A animação envolve propiciar interatividade ao elemento
que passa a andar no tabuleiro de maneira interessante e com
características próprias de cada disciplina.
Outra característica interessante é o fato de o aluno poder repor-
tar algum tipo de erro na questão, que será avaliado pela equipe
de ensino, dando uma resposta ao aluno. Com isso, tem-se a base
de questões cada vez melhor com o tempo.
A ideia é difundir o jogo Ludoeducativo, em suas duas versões
ação e radical, para toda a rede de ensino do país, para incentivar
os alunos a jogarem cada vez mais e aprenderem os conceitos de
uma forma moderna e divertida. O acesso ao jogo é gratuito e
pode ser realizado pelos endereços abaixo:
(para vestibular);
(para ensino fundamental 2º ciclo) e www.ludoacao.com.
br (para ensino fundamental 1º ciclo).