Page 94 - 200

Basic HTML Version

MIX
Lojas
Setembro
2011
94
Brigada Report recupera
embalagens de papel cut-size
A TerraCycle, empresa que desenvolve um processo chamado “upcycling” (produtos novos feitos com
embalagens de produtos antigos), faz parceria com grandes empresas para criar uma nova maneira de
recolher e reutilizar embalagens difíceis de reciclar e que são jogadas em lixões e em aterros sanitários.
Uma das mais recentes empresas parceiras é a Suzano Papel e Celulose, que implantou o Programa Bri-
gada Report, cuja proposta é estimular uma ação coletiva voluntária para a recuperação de embalagens
de papel cut-size, promovendo novos usos ao material antes descartado.
O envio dessas embalagens é feito pelos consumidores. Eles cadastram os seus Times de Coleta na
Brigada Report e enviam as embalagens via Correios gratuitamente, com uma etiqueta pré-paga
disponibilizada pela TerraCycle no website. Cada embalagem vale 2 pontos (R$0,02) e a quantidade
acumulada é revertida para uma instituição sem fins lucrativos de escolha do Time de Coleta.
Após seis meses de seu surgimento a Brigada Report, já conquistou a adesão de mais de 440 equipes
de coleta em 21 Estados. O programa evitou a deposição incorreta de mais de 29 mil embalagens, que
foram transformadas em novos produtos, como estojos, e reinseridos no ciclo de consumo.
Muitas empresas têm aderido ao programa Brigada Report. Por conta do alto volume de papel utilizado no ambiente corporativo, as em-
presas encontraram na TerraCycle e no papel da Suzano uma maneira inteligente de descartar o resíduo gerado. É o caso, por exemplo, do
Metrô de São Paulo. Três unidades administrativas e uma unidade operacional já estão se mobilizando para organizar a coleta. Os 9 mil fun-
cionários foram apresentados ao Programa de Coleta TerraCycle e orientados a guardar as embalagens de papel consumidas. A gerente de
Meio Ambiente e Sustentabilidade, Renata Sousa, é a responsável por enviar as embalagens coletadas para a TerraCycle. Com cerca de dois
envios mensais, mais de 1500 embalagens já foram enviadas em quase cinco meses de participação. “Estamos buscando uma maneira para
que a logística de transporte do Metrô consiga coletar as embalagens em todas as unidades da empresa, pois os funcionários estão muito
empolgados para participar. Além de darmos uma nova vida para estas embalagens que anteriormente iam para o lixo, o programa desperta
uma consciência ambiental nos funcionários”, afirma Renata.
Para as gráficas, a Brigada Report apareceu como uma brilhante solução. A gráfica carioca CopyHouse foi a primeira gráfica do Brasil a se ins-
crever. “Enquanto gráfica, utilizamos algumas milhares de embalagens por mês e sempre buscamos uma solução para este resíduo. Estamos
muito felizes em encontrar uma parceria séria, que visa a preservação ambiental e ainda ajuda as pessoas. Nossa meta é conseguir enca-
minhar 100% das embalagens de papel utilizadas para a TerraCycle”, explica a idealizadora do projeto na Copyhouse, Caroline Schalinski.
Cadernos Jandaia ganham
prêmio da Mattel
Os cadernos Jandaia ganharam mais um prêmio. Dessa vez o prêmio
veio através da licença da boneca que virou menina: Polly Pocket.
O Summit Mattel 2011 contou com a participação de executivos da
Mattel americana para dividir os excelentes resultados da empresa ob-
tidos no Brasil. Nesse cenário, o diretor de marketing e exportação Ivan
Bignardi e o gerente de marketing Fabricio Pardo receberam o troféu
de vencedores pela categoria de melhor desenvolvimento de produto.
Outro momento importante foi o anúncio de que em 2010 os
resultados em licenciamento obtidos pela Mattel do Brasil, pela pri-
meira vez na sua história, ficaram à frente dos EUA. Isso torna esse prêmio ainda mais gratificante para o Grupo Bignardi, que
fez e faz parte desta história.