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personagens, de marcas, de grifes, de tatoos, de grafftis, que deixa sem fôlego os
compradores, tamanha a diversidade e variedade de capas disponíveis no mercado.”
Mas não só os motivos e personagens atraem os consumidores. A variedade de ma-
teriais também é de forte apelo. A Ótima Gráfca tem novidades em alguns fchários
com capa em PVC, nas linhas Belle e Cool Gang. “A Dolls, que é uma novidade por
si só, apresenta ainda um diferencial que é um acessório, uma régua, com aplicação
de sticky notes (adesivos reposicionáveis de papel) para serem usados para marcar in-
formações importantes nos cadernos. Temos ainda os kits de blocos com sticky notes
personalizados das linhas Belle e Dolls, que são novidades exclusivas e superatrativas,
seja para uso diário, como para opção de presente”.
O apelo do licenciamento com certeza está muito em alta, segundo Maurício Fischer
Costa, coordenador de marketing da Frama. E o principal ponto está em quais mar-
cas escolher e quais apostas fazer. “A Frama pesquisou a fundo o mercado e o consu-
midor e descobriu algumas apostas interessantes para a volta às aulas. Com eventos
como o Rock in Rio a música está muito em alta e tende a ser o principal tema dos
próximos meses. Além disso, a música é universal e cativa as pessoas através de senti-
mentos e não apenas beleza e atributos funcionais.”
A Frama, neste ano, está investindo forte nos cadernos. “Aumentamos a gramatura
do papelão das capas e do revestimento interno. Adaptamos novas cores de espiral
para as linhas e melhoramos muito o acabamento. Quanto às capas estamos com
novidades incríveis. Agora temos quatro linhas de licenciados, só com nomes e mar-
cas de peso. Uma das linhas, a Rock Classic, conta com os maiores ídolos da música
de todos os tempos, como John Lennon, Paul McCartney, Queen e Rolling Stones. Já
a linha Let›s Rock traz os ídolos atuais e as revelações da musica mundial, com astros
como Red Hot Chilli Peppers, Coldplay, Foo Fighters e Michael Jackson. Para as me-
ninas trouxemos uma marca diretamente de Las Vegas, a Sin City Kitty, uma gatinha
meiga e adorável, mas que tem forte apelo sexy. A marca de surfe Harvester já é
sucesso nos EUA e é voltada aos amantes do surfe que não têm, necessariamente, o
mar como vizinho de porta”, justifca Costa.
Pesquisa
A Frama tem como estratégia observar o mercado. “Vemos o que o nosso público
está consumindo, quais são as novidades e o que, realmente, incentiva a compra.
Depois, temos dois caminhos: ou desenvolvemos uma linha com marca própria,
que atenda às tendências do mercado que pesquisamos, ou partimos em busca de
licenças com conceitos fortes e que se encaixem com o que estamos planejando. A
grande questão está em buscar informação constantemente, se manter em contato
com o público almejado e conhecê-lo a fundo para saber o que ele quer ter em um
caderno”, entende Costa.
O gerente de marketing da Cadernos Jandaia concorda: “Tudo começa com pesqui-
sa e fazemos um estudo de portfólio interno, identifcamos públicos a serem atingido
e corremos atrás de marcas para esse público. Fechamos contrato de licenciamento
com esta determinada marca, ou agência que representa esta marca no Brasil. E as
inspirações vêm do próprio público fnal, do nosso consumidor, que sempre quer
novidades, cores, e qualidade.”