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Por Marcos Mila
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Revista LOJAS
Ano XX, N.º 205 - Março 2012
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Aproveitando novos
nichos de mercado
O mercado de computadores chegou à marca de 15,4 milhões de máqui-
nas vendidas em 2011, número que, segundo a IDC Brasil, comprova a
previsão de um ano bastante aquecido, principalmente no que diz respeito à
competição entre os fabricantes. Somente no último trimestre do ano foram
vendidos 4,2 milhões de equipamentos. De acordo com o estudo Brazil
Quarterly PC Tracker, 55% dos equipamentos são notebooks e netbooks,
e 45% são desktops. Deste total, 70% foram destinados ao segmento do-
méstico e 30% ao segmento corporativo, que inclui governo e educação. As
compras de PCs do segmento doméstico, segundo Luciano Crippa, gerente
de pesquisa da IDC Brasil, cresceram aproximadamente 20% em relação ao
ano de 2010. Já o corporativo teve crescimento de 10%.
Esse cenário positivo projeta uma realidade interessante para toda a cadeia
produtiva, inclusive para o segmento de suprimentos de informática, que
abastece todas as necessidades dos usuários desses equipamentos. E quando
falamos de usuários, falamos de uma grande parcela da população, pois a
inclusão digital está ancorando uma grande gama de usuários pelo País afo-
ra. Isso sem falar dos ambientes corporativos, a cada dia mais dependentes
dos computadores e seus programas.
A influência da informatização no ambiente escolar, em casa e nos escri-
tórios cresce de forma significativa e o varejo de papelaria pode se escorar
nesse crescimento para disputar um mercado que, até pouco tempo, se
fazia presente apenas nas lojas de produtos de informática. A crescente pro-
cura por mídias de armazenamento (CDs, DVDs, pen drives etc.), cartuchos
para impressoras e outros suprimentos para o segmento de informática que
atendem ao usuário final, representa um nicho excelente para o varejo de
papelaria faturar mais e fugir da sazonalidade dos períodos de vendas.
Dessa forma, vale a pena investir neste segmento de produtos, procurando
diversificar os negócios e trabalhar de forma conjunta com os fabricantes e
fornecedores, que podem também dar suporte na divulgação e promoção
dos variados itens, com material promocional e expositores bem posiciona-
dos dentro da loja.
A diversificação pode representar uma boa forma de aumentar as vendas e
garantir mais clientes para os itens já habituais.
Pense nisso!
Assesoria Jurídica