Page 45 - 215

Basic HTML Version

cartões de expressão social
público específico – classes A e B, acima de
20 anos – que exige sofisticação e design,
e esse público gosta do design funcional,
simples, que atende às suas necessidades.
A maioria dos produtos tem criação da pró-
pria Teca (Thereza Christina). Também tem
a colaboração de designers e ilustradores.
“A ideia do design que não segue modis-
mos é uma tônica para Teca. Dentro desse
conceito o ‘menos’ é ‘mais’. O diferencial
está na combinação de papéis de qualida-
de, importados, e uma tipografia moderna.
Muitas vezes, utilizamos a própria grafia,
para transparecer a ideia de que foi escrito à
mão”, destaca Silvia.
Mensagens
Para Gustavo Gubert, proprietário da Smile
House, a tendência é usar uma linguagem
mais informal e moderna e sair do estilo
meloso da maioria dos cartões que estão
por aí. “Ninguém mais quer dar um cartão
de presente com um poema meloso e sem
graça. Outra tendência é inserir um pouco
de tecnologia no segmento, sem perder a
pessoalidade dos cartões.” 
O principal diferencial da Smile House, se-
gundo Gubert, são as mensagens. “E todos
sabemos que os consumidores compram
cartões por causa da mensagem, e não de
aplicações, 3D ou glitter. Por isso, preferi-
mos dar mais atenção a ela. Conseguimos
sair do estilo tradicional dos cartões, de
frases melosas e sem graça, e criar mensa-
gens divertidas e positivas, que realmente
agradam o consumidor. Além disso, nosso
design chama a atenção do consumidor e
faz com que os cartões fiquem lindos no ex-
positor dentro das lojas. Procuramos sempre
estar atentos às novidades e tendências no
modo como as pessoas conversam e intera-
gem para colocar nos cartões uma lingua-
gem atual e não algo que ninguém nunca
fala na ‘vida real’.” 
Já Gérson Leyser, sócio e diretor da Cartões
Gigantes, acredita que a tendência maior
esteja focada no “diferente”, naquilo que
venha a trazer algo inovador, que “surpre-
enda” o cliente final. “Existem muitas novas
ideias no mercado exterior, procuramos
sempre estar atentos a estas novidades.
Hoje em dia, um cartão de expressão social
pode valer tanto ou igual ao próprio pre-
sente, e isto com certeza faz diferença nas
vendas.”
A Cartões Gigantes tem um departamento
de criação próprio, que trabalha e busca
muito o diferente, de acordo com Cristina
Bered, também sócia e diretora, sempre
agregado ao alto nível de qualidade da
matéria-prima. “Produzimos os mais diver-
sos tipos, tamanhos e formatos de cartões.
Agregamos a eles acabamentos de última
geração, como mecanismos em pop-up,
apliques em alto relevo com glitter textu-
rizado, cores fortes e desenhos arrojados,
sempre acompanhados de textos originais e
muito criativos.” 
Danielle Medina, gerente de produtos
Grafon’s da Tilibra, também observa uma
demanda crescente por produtos diferen-
ciados, ricos em detalhes. “Se antes era
comum enviar cartões, hoje é o ‘diferente’.
O cartão materializa o desejo de expressar
um sentimento de uma forma única e pes-
soal, e esse é o grande trunfo dos cartões de
expressão social diante da impessoalidade
das novas tecnologias.”
A Tilibra está sempre pesquisando sobre no-
vas tendências, conforme Danielle, analisando
o comportamento do consumidor, visitando
feiras internacionais para oferecer aos consu-
midores produtos cada vez mais exclusivos.
“Para 2013 estamos fazendo uma grande
renovação em todas as nossas coleções, com
vários lançamentos. Estamos trazendo muita
novidade em termos de estilo, adereços e,
principalmente, mensagens que expressem de
uma forma única os mais diversos sentimen-
tos para os diferentes públicos.”
Lojas
Jan/Fev
2013
45