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Lojas
Agosto
2013
116
ARTIGO
A importância do
merchandising
“Cada ponto de venda tem suas peculiaridades comerciais
que devem ser respeitadas, cabe a cada empresa utilizar
da melhor forma os espaços de sua loja para expor, criar
e divulgar seus produtos de forma a aumentar as vendas.
Expor melhor, com organização e lógica, gera mais
conforto para os consumidores, o que resulta em mais
vendas para o lojista e mais rentabilidade”
* Por Ricardo Pinto Silva
Merchandising nada mais é do que cuidar bem dos seus produtos em cada ponto de
venda e divulgar sua empresa de forma saudável do ponto de vista comercial. Explorar
os espaços existentes em cada ponto de venda para expor e apresentar seus produtos
e sua empresa com a maior visibilidade possível. O produto que não é bem exposto
pode ter sua venda comprometida. Além de estar bem exposto, o produto deve estar
limpo, arrumado de forma lógica, com o preço correto, com a embalagem intacta, e o
ponto de venda deve estar sempre bem iluminado para valorizar o ambiente e torná-lo
agradável para seus consumidores.
Merchandising é tudo o que se faz no ponto de venda para que os consumidores perce-
bam determinados produtos ou ações, com mais destaque e despertem mais interesse
em adquirir esses produtos, gerando a chamada venda por impulso. O consumidor se
sente impulsionado a comprar algo que talvez, naquele momento, não fosse o que ele
procurava. Isso gera maior movimento e rentabilidade no ponto de venda.
Tem o intuito de criar, manter, fixar e divulgar a imagem de marca da empresa e dos
produtos. Agrega valor às compras e cria fidelidade por parte dos clientes. Gera o senti-
mento de satisfação e prazer no consumidor.
Essa ação deve ser direcionada de acordo com cada tipo de cliente e seu público alvo,
levando-se em conta o plano estratégico da empresa.
Trata-se da execução no ponto de venda, voltada para exposição mais adequada dos
produtos com a utilização de materiais promocionais e visuais chamativos, criando pontos
extras, “layoutizando” gôndolas, entre outras atividades que geram maior exposição de
determinados produtos, despertando no seu cliente a chamada “vontade” de comprar.
“O que os olhos não veem o bolso não paga.”
A área de vendas tem que ser muito bem explorada na sua exposição visual, sem ser
“carregada”, para gerar maior movimento de consumidores dentro da sua
loja e atingir o maior público que compra por impulso.
Os produtos precisam ser mostrados aos olhos dos consumidores no ponto de
venda. Se os produtos ficarem misturados a outros produtos sem uma exposi-
ção lógica correm um grande risco de terem suas vendas comprometidas.
As gôndolas e pontos extras devem conter quantidades adequadas de todos
os produtos expostos, para criar um visual de destaque dos itens expostos.
Cada ponto de venda tem suas pe-
culiaridades comerciais que devem
ser respeitadas, cabe a cada em-
presa utilizar da melhor forma os
espaços de sua loja para expor, criar
e divulgar seus produtos de forma a
aumentar as vendas. Expor melhor,
com organização e lógica, gera
mais conforto para os consumido-
res, o que resulta em mais vendas
para o lojista e mais rentabilidade.
Leiaute é posicionamento e expo-
sição dos produtos nas gôndolas,
prateleiras e pontos extras, de
acordo com a possibilidade visual
de cada loja. Gera maior exposição
dos produtos na área de vendas
de forma objetiva e dividida por
categorias de produtos.
Merchandising é a forma de
apresentação da sua empresa e dos
seus produtos dentro do ponto de
venda. É a arte de divulgar para os
consumidores seus produtos. Pode
ser com a utilização de materiais
promocionais específicos ou apenas
utilizando a criatividade de cada
um, criando soluções específicas de
divulgação dentro de cada ponto
de venda.
* Ricardo Pinto Silva é diretor de vendas
da Kreateva