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Por Marcos Mila
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Revista LOJAS PAPELARIA
Ano XXI, N.º 223 - Outubro 2013
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Melhore as vendas
Assessoria Jurídica
Competitividade é, talvez, uma das palavras mais ouvidas no mercado desde que
o Brasil foi inserido no contexto da globalização, no começo na década de 90. A
abertura do mercado fez com que a indústria nacional amadurecesse e corresse atrás
de melhorias em seus processos, principalmente da produção. Da mesma forma, a
racionalização dos custos de produção trouxe um grande desafio: manter a qualidade
com preço baixo, o que nem todos conseguiram e muitos até fecharam as portas por
não atenderem às exigências do mercado.
Qualquer país moderno funciona assim, com a competitividade se estendendo da
indústria para o comércio e, dessa forma, o mercado de papelaria também faz parte
dessa realidade. Ou seja, trabalhar com bons produtos a preço baixo é a missão de
todos os papeleiros no dia a dia.
No entanto, para competir nesse mercado é preciso alinhar também os próprios custos
de operação, medida que vai se somar para a condição de poder-se oferecer melhor
preço em suas mercadorias. Ou seja, cortar as gorduras, os desperdícios e reduzir os
gastos considerados em excesso.
Mas, além do aspecto custo, existe também a questão da satisfação do cliente. Uma
grande forma de se vender produtos, atualmente, é o e-comerce, no entanto, nessa
modalidade de comércio, não existe uma interação entre vendedor/balconista com o
cliente. O comércio eletrônico vem crescendo, mas existe ainda uma certa desconfian-
ça pelo consumidor em questões como receber a mercadoria certa, no prazo e com a
qualidade esperada, pois o processo de troca ou devolução é muito mais demorado.
Como o consumidor brasileiro, em sua maioria, ainda está acostumado a ser atendido
pessoalmente e tem a preferência pela abordagem personalizada, o treinamento dos
colaboradores se faz fundamental para que essa fidelização aconteça.
Á combinação final para que o estabelecimento seja realmente competitivo é a dispo-
sição da loja, de forma que os produtos sejam expostos corretamente, de maneira que
o consumidor consiga visualizar o que precisa com facilidade. Essa medida é, também,
de extrema importância, pois dá visibilidade aos produtos e, muitas vezes, o que não
se vê, não se compra.
O fim do ano está chegando e, talvez, seja a hora de repensar o negócio e verificar se
tudo está em ordem ou se é preciso mudar. Vamos lá?
Boa leitura!