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Por Marcos Mila
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Ano XXII, N.º 226 - Janeiro/Fevereiro 2014
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Otimismo para
2014!
Assessoria Jurídica
Avaliações negativas quanto ao momento atual da economia brasileira
derrubaram a confiança do empresariado brasileiro do varejo em dezembro
do ano passado, em relação a igual período do ano anterior - o quinto recuo
mensal consecutivo, nessa comparação. No entanto, para 2014, a perspecti-
va é de melhora nas vendas do comércio varejista, com estimativa de 6% de
aumento no faturamento do setor em 2014 - em comparação com a alta de
4,5% prevista para 2013. Em 2012, o aumento nas vendas do varejo foi de
8,4%. Os dados form apresentados no início de janeiro pela Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou o
Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). 
O universo do Icec abrange cerca de seis mil empresas. O indicador subiu
0,6% em dezembro em relação a novembro, mas caiu 2,7% em compa-
ração com dezembro de 2012. Entre os três tópicos usados para cálculo
do índice, a avaliação sobre condições atuais da economia mostrou o pior
resultado, em relação a igual mês do ano anterior, com recuo de 7,4% em
dezembro de 2013. As expectativas do empresariado também não mostra-
ram saldo positivo nessa comparação, com queda de 1,1% em dezembro
do ano passado. A perspectiva de investimentos dos varejistas também
teve queda, com redução de 0,7%, na mesma comparação. 
Para a CNC, a demanda do comércio em 2013 decepcionou o setor. Na
análise da entidade, o mercado de trabalho, ainda aquecido, não foi sufi-
ciente para compensar o encarecimento do crédito ao longo do ano. Ao
mesmo tempo, a desvalorização cambial ocorrida ao longo do ano conta-
minou preços no atacado, elevando-os e puxando para cima os custos do
setor varejista, na análise da associação. 
Na avaliação da confederação, de maneira geral, o ano passado foi mar-
cado por decepção com o crescimento econômico, tanto por parte do
setor produtivo, quanto pelo empresariado do setor varejista. Isso afetou
a demanda e, por consequência, gerou  menor ritmo de crescimento de
vendas do varejo em 2013, em comparação com 2012, na avaliação da
entidade. 
A contar as medidas que devem ser tomadas pelo governo neste ano, os
ajustes devem também atrapalhar, no entanto, como é um ano de even-
tos importantes, o mercado deve se manter aquecido a partir de junho
(Copa do Mundo) e se reforçando em outubro e novembro (eleições),
se juntando ao período de final de ano que também se caracteriza pela
melhora nas vendas.