Revista LOJAS Papelaria - Edição 237 - page 3

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PorMarcosMila
Editorial
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Revista LOJAS
AnoXXIII,N.º237 - Janeiro/Fevereiro2015
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Anonovo, vidanova, noentanto, velhosproblemas. Apesardonovo lemadogo-
verno federal: “PátriaEducadora”, ainda temosmuitooquecaminharparaque
essePaís seja realmenteumanaçãoquevalorizaoensino. Asquestões a serem
resolvidas sãomuitas eenvolvem, desdea formaçãoevalorizaçãodeprofessores,
atéamelhoradas condiçõesdeensino, passandopela facilidadedeacessodos
alunos aosmateriaisbásicos escolares.
NestaediçãodaRevistaLOJAS, trazemosna seção“Papodebalcão”RicardoCar-
rijo, diretorde relações institucionaisdaABFIAE, entidadequeatua fortementena
questãoda redução/eliminaçãode impostosparamateriais escolares edefende
queoassunto temque serprioridade. Para se teruma ideia, noBrasil háprojetos
que tramitamhácincoanosnaCâmaraFederal quepoderiamminimizar a inacei-
tável evasãoescolardoensinobásico, que superaa25%. 
SegundoodiretordaABFIAE, é inadmissível queemumpaísondeospolíticos
repetem-senaafirmaçãodequeaeducaçãoéprioridadeconvivamos comuma
carga tributária sobreomaterial escolarquechegaa47%.
Paraaentidade, oGovernoFederal easdemaisunidades federativasnão têm
dadoao setor educacional  aatençãoproporcional à suaefetiva importânciapara
a formaçãodeuma sociedademais justae igualitária.
Nesse sentido, umadasprovidências importantes seriaeliminaros impostos
incidentes sobreosmateriais escolares. Recentemente, o InstitutoBrasileirode
PlanejamentoTributário (IBPT)divulgou (eaRevistaLOJAS tem também informa-
doconstantemente)queesses artigos são taxados ematé47%, comonocaso
das canetas. Itens comoapontador eaborrachaescolar têmalíquotade43%;
cadernouniversitárioe lápis, 35%. 
Estasdisparidades temque ser combatidas, poisnãohádesenvolvimento sem
quehaja investimentoeadevidaatençãoàeducação. Paísdesenvolvidoépaís
culto, comensinovalorizado.
CarrijodestacaaPropostadeEmendaàConstituição (PEC)queestabeleceofim
dos impostos sobreosmateriais escolaresque tramitanoSenadoedefendeque
suaaprovação seriauma solução imediataparaa reduçãodaabsurdacarga tribu-
tária sobrematerial escolar existentenoPaís euma formadedemonstrarquenos-
sosparlamentares egovernantes realmente levama sérioo temadaeducação.
Dessa forma, acategoria temque seunir eexigirdessesparlamentaresuma
atuação sériae responsável, quedevolvaaoPaísoorgulhode terumensinode
qualidadeeacoerênciademelhorardeumavezpor todasos serviços essenciais.
Boa leitura!
Pela valorização
da educação!
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