3
PorMarcosMila
EDITORIAL
Rua José TobiasdosSantos, 37-A
05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.
Tel (5511) 3832-7979
LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma
publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a
proprietários, diretores, gerentes e compradores de
lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de
escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional.
Revista LOJAS
AnoXXIII, N.º 244 - Setembro 2015
Twitter - @revistalojas
CAPA
TalitaCorreia
Diretor Presidente
AgnelodeBarrosNeto
Diretora Financeira
Samantha Barros
Editor Chefe
MarcosMila (MTb 26.418)
Jornalistas
LucéliaMonfardini (MTb 35.140)
TalitaMolinero (MTb 74.307)
Ediçãode arte
GeraldodeOliveira
Diagramação
TalitaCorreia
Revisão
MarcelloBottini
Editor de Fotografia
Yuri Zoubaref
Publicidade
Michele Santos
Érica Brandão
CTP e Impressão
GráficaGrass
DeptoAssinaturas/Distribuição
FernandoClarindo
Assessoria Jurídica
Um dos movimentos mais fortes do segmento escolar é o de volta às
aulas. Elemarca os investimentos em novos produtos, produtos re-
formulados, apostas em lançamentos e de aumento de portfólio (ou
ajuste) no sentido de atrair cada vez mais um público que - apesar
de ummomento delicado que a economia brasileira está passando -
está cada vez mais exigente e ávido por surpresas e novidades.
Quem está nomercado hámais de 20 anos, sabe que o país já viveu
momentos ruins em sua economia, mas sempre sobreviveu. Passa-
mos agora por ummomento que, apesar de delicado, nem chega
próximo de ser grave como as crises do passado. Isso porque temos
instituições sólidas, além de uma democracia que, apesar de jovem,
já está consolidada. Inclua-se aí que a inflação, que deverá atingir
9,5% neste ano, deverá voltar aos patamares normais em 2016 e
2017, eliminando-se o risco de “inflação galopante”, como aconte-
cia no passado. Além disso, o país continua com reservas cambiais
suficientes para garantir seu grau de investimento, sendo ainda uma
boa opção de entrada de capital estrangeiro paramédio e longo
prazo.
Portanto, as empresas do setor de papelaria continuam fazendo a
sua parte e apostando nomercado. Prova disso são os inúmeros
lançamentos vistos pelos corredores da Office Brasil Escolar 2015.
Além disso, quem não participou da feira também investiu em lan-
çamentos e está apresentando seus produtos aomercado, como é
o caso da Tilibra (veja na seção Papo de Balcão), por exemplo, que
organizou um showroom para apresentar várias novidades entre
suas marcas próprias e licenças, espalhadas entremais de 200mar-
cas, configurando 2.800 itens à disposição do público consumidor,
distribuídos entre Cadernos, Canetas, Lápis, Lapiseiras, Borrachas,
Apontadores, Mochilas e Lancheiras, entre outros.
Omovimento de volta às aulas sempre foi forte e continuará sendo.
Com as papelarias abastecidas dos produtos tradicionais e das no-
vidades, aguarda-se uma recuperaçãomoderada, mas que deve vir
com os ajustes da economia e com o consumo voltando aos poucos.
Vamos apostar nisso!
Boa leitura!
A força da volta
às aulas