Revista LOJAS Papelaria - Edição 246 - page 3

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PorMarcosMila
EDITORIAL
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LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma
publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a
proprietários, diretores, gerentes e compradores de
lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de
escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional.
Revista LOJAS
AnoXXIII, N.º 246 - Novembro2015
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Publicidade
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Assessoria Jurídica
Asperspectivasparaofinaldeanoandampreocupantes.Comacrisedeconfiançaeoconsumi-
dorarredio,atéosshoppingscortaramum turnodosagradoPapaiNoeldeque tantoagradae
levacriançasepaisparaascompras.Poisbem,diantedessasituação,EduardoPizzetti,consultor
estratégico, sugerequeosmaissábiosencaramacrisecomoumperíododefiltragemdomerca-
do,ondeseparamosmenos,dosmaispreparadoseaudaciosos.
Emperíodosemqueomercadoestá recessivo,háumagrande retraçãodos investimentosnas
áreascomerciaisedemarketingdasempresas,e isso fazcomquehajaumaexpressivadiminui-
çãonofluxodeconcorrêncianomercado,possibilitandomaisespaçosvagos.Éomomento
idealparaavançareganharvisibilidade frenteaosconsumidores.
Mesmoemmeioa tantasmásnotíciasebaixasexpectativas,ofinaldeanoaindaéomelhor
momentodoanoparaocomércio faturar,e,comamaiorpartedasempresassegurando inves-
timentosemmarketing, sobrarámais terrenoparaaquelesque resolverem investir,eserãoestes
queestarãona frentepeladisputadosclientes. 
Entreasnovedicaspoderosaspara faturaraltonofinaldeano,mesmocomacrise,Pizzetti indica
obomatendimentoacimade tudo.Emoutros tempos,obomatendimentoeraumdiferencial
nasempresas,hojeéuma regra,umpré requisito.Dessa forma,elesugerealinharaequipede
vendasparaqueestejampreparadosem focarnas reaisnecessidadesdosclientes (nadadeem-
purrarprodutosqueosclientesnãoqueiram),deestaremsemprecomumbelosorrisono rosto
ede jamaisesqueceroscumprimentosbásicosdequalquer relação.Umatendimentoeducado
ecordial éomínimoque todoclienteesperaparapoderdar seudinheiroàsua loja, jamaisdeixe
de fazermenosque isso.
Outroconselhoémanteramotivaçãodaequipe.Comoaumentodacirculaçãodepessoasna
loja,acargade trabalho iráacompanharestecrescimento,conseqüentemente,ascobrançaseo
stressvãoaumentar também.Por isso,o trabalhomotivacional éextremamente importantepara
evitarquesuaequipedevendascomprometao rendimentoebomatendimento.Umvendedor
commauhumordevidoaostressoucansaço,pode,emapenaspoucashoras, fazercomque
sua lojapercadezenasdevendas.
Secomacriseoconsumidorestáquerendogastarmenos, faciliteasuavidaproporcionando
meiosdepagamentosmais facilitados,comoporexemplo,umbomdescontoàvista,nodinhei-
ro,ouvenderemmaisvezesnocartão.Ocustofinanceiroémaior,masalémdeevitara“não
venda”, tambémeliminaráo riscode inadimplência. 
Outradica importanteécapricharno leiaute,caprichandona fachada,nãose limitandoapenas
às tradicionaisdecoraçõesvarejistasdefimdeano, inovandoesurpreendendoosclientes.Dê
atençãoespecialnaorganização internada loja,arrumeoposicionamentodeararasebalcões
paraproporcionarumbomfluxo internoaosclientes,afinal,quantomaisconfortável seucliente
sesentirdentrodesua loja,maior seráseu tempodepermanência,aumentandoaprobabilidade
decompra.
A realizaçãodeaçõespromocionais (sorteios,concursosetc) tambémébenvinda,umavezque,
alémdepromovera loja,éumaótimaoportunidadedecaptaçãodecontatosparaa formação
deumabasededadospara futurasaçõesviae-mail,SMSouwhatsapp.
Emboraomercadoesteja recessivo,nãoquerdizerquevocê tenhaquese lançaràsorte,pelo
contrário,pois issoéoquemaisde70%dasempresas farão.Entãoa lógicaésimples:menos
empresabrigandonomercado,maisoportunidadede fazercomqueasuasejamaisprocurada.
Boa leitura!
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ofinal de ano
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