Revista LOJAS Papelaria - Edição 248 - page 3

3
PorMarcosMila
EDITORIAL
Rua José TobiasdosSantos, 37-A
05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.
Tel (5511) 3832-7979
LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma
publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a
proprietários, diretores, gerentes e compradores de
lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de
escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional.
Revista LOJAS
AnoXXIII,N.º248 - Janeiro/Fevereiro2016
Twitter - @revistalojas
CAPA
TalitaCorreia
Diretor Presidente
AgnelodeBarrosNeto
Diretora Financeira
Samantha Barros
Editor Chefe
MarcosMila (MTb26.418)
Jornalistas
LucéliaMonfardini (MTb 35.140)
TalitaMolinero (MTb 74.307)
Ediçãode arte
GeraldodeOliveira
Diagramação
TalitaCorreia
Revisão
MarcelloBottini
Editor de Fotografia
Yuri Zoubaref
Publicidade
Michele Santos
Érica Brandão
CTP e Impressão
GráficaGrass
DeptoAssinaturas/Distribuição
FernandoClarindo
Assessoria Jurídica
O anode 2015 acabou e carregou com ele uma triste estatística: o
volume de vendas no varejo restrito em2015 recuou 4,3%, segundo o
IBGE, pior resultadopara um anodesde 2001, inícioda série histórica
da PesquisaMensal doComércio (PMC). ONatal do anopassado foi o
pior dos últimos 15 anos para o comércio: entre novembro e dezembro
a queda foi de 2,7%, já descontados os efeitos sazonais.
No entanto, essa triste realidade não reflete oque se espera para este
ano. A expectativa ainda é de umprimeiro semestre difícil,mas a
retomada virá (e todos estão torcendopor isso) no segundo semestre,
acompanhada de uma retomada na economia. As incertezas políticas
estão afetandode uma forma brutal a economia dopaís que, com isso,
sofre uma crise de confiança que gera essa estagnação. No entanto,
com alguns ajustes esse quadrodevemelhorar.
Por outro lado, é precisopensar que a retomada virá,mais cedo ou
mais tarde,mas virá. E com ela as empresas e o comércioprecisam
estar preparados para atender uma demanda reprimida nesses longos
meses de vendas baixas. No casodas indústrias, os investimentos que
ficaram trancados na gaveta poderão afetar o abastecimento e, prin-
cipalmente, prejudicar a competitividade dessas empresas, que terão
que correr atrás doprejuízo. Tudobem em agir com cautela,mas sem
desistir de progredir, afinal ficar parado esperando oque vai acontecer
pode levar ao riscode também ficar para trás.
Por sua vez, o comércio tambémdeve tomar suasmedidas parame-
lhorar e fugir da baixa demanda. Procurar novas formas de fidelizar os
clientes, investir nopontode venda e na capacitaçãodos colaborado-
res é fundamental para se diferenciar em tempos de crise. Outrame-
dida que pode atrair novos clientes, também, é diversificar oportfólio
e incluir produtos novos que tenham sinergia com oque já está sendo
vendido. As papelarias vêmpassandopor uma transformação e é preci-
so ficar atentopara as novas oportunidades que surgem a cada dia.
Uma coisa é certa: a hora é de atitude!
Ahora é de
atitude!
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...36
Powered by FlippingBook