Revista LOJAS Papelaria - Edição 257 - page 3

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PorMarcosMila
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Revista LOJAS
AnoXXIII,N.º257 -Novembro2016
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Espelho para o restante do país, o varejo paulista deve contratar
mais trabalhadores temporários no final de 2016 do que nomes-
mo período de 2015. A expectativa é que sejam admitidos cerca
de 20mil funcionários, contra 15mil contratados em 2015,
prevê a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Essa tendência é resultado
da franca recuperação dos índices de confiança de consumidores
e empresários, e também do indicador de intenção de consumo
das famílias (e consequentemente vendas do comércio varejista).
A previsão reverte o cenário que estava negativo desde o final de
2014 - o saldo acumulado entre outubro daquele ano e janeiro
de 2015 foi negativo pela primeira vez na história (- 4.100 va-
gas). De acordo com a Federação, foi um reflexo do desaqueci-
mento das vendas do comércio e das perspectivas negativas que
já se desenhavam para 2015.
O cenário deteriorou-se significativamente no ano passado por
causa da inflação elevada, do aumento dos juros, da instabilida-
de política e do rápido crescimento do desemprego. A queda das
receitas somada ao aumento dos custos e à falta de perspectiva
de recuperação das vendas levou os empresários do comércio a
reduzirem despesas, o que, emmuitos casos, significou a dimi-
nuição do quadro de funcionários.
Em 2016, mesmo com o resultado ruim domercado de trabalho
do varejo paulista no primeiro trimestre, observou-se que a partir
demarço houve amenização dos saldos negativos, até culminar
com o primeiro desempenho positivo do ano em julho, com a
criação de 401 vagas.
Espera-se um aumentomoderado nas vendas de final de ano
em relação ao ano passado, no entanto, a expectativa de um
movimento de volta às aulas melhor do que os dois últimos
anos, além de um começo de 2017mais promissor, geram boas
expectativas para o setor. Enfim, os indicadores nos levam a crer
que o final de ano e início de 2017 sejam razoáveis para o setor
de papelaria.
De olho namelhora domercado, as empresas do setor de pape-
laria e informática apostaram alto para a volta às aulas e estão
repletas de lançamentos e novidades que vão agitar essemerca-
do. E não devem se arrepender.
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