Revista LOJAS Papelaria - Edição 260

3 PorMarcosMila EDITORIAL Rua José TobiasdosSantos, 37-A 05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3832-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários, diretores, gerentes e compradores de lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional. Revista LOJAS AnoXXIII,N.º260 -Março2017 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas CAPA TalitaCorreia Diretor Presidente AgnelodeBarrosNeto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe MarcosMila (MTb26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas LucéliaMonfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br TalitaMolinero (MTb 74.307) talita.molinero@agneloeditora.com.br Ediçãode arte GeraldodeOliveira geraldo@agneloeditora.com.br Diagramação TalitaCorreia talita@agneloeditora.com.br Revisão MarcelloBottini Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br Publicidade Érica Brandão comercial@agneloeditora.com.br CTP e Impressão VoxGráfica DeptoAssinaturas/Distribuição FernandoClarindo assinaturas@agneloeditora.com.br Assessoria Jurídica Emartigo recente,GustavoBoyde, responsável pelomarketingdaLogMeInpara AméricaLatina, empresaamericanade suporte remoto, questiona se, emum futuro próximo, vamos ser atendidospor robôs.Comas tecnologias avançando, as em- presas estãocadavezmaispressionadas a reduziros custosde suasoperações. Ele colocaemcheque também segostamosdeumatendimentoautomatizadopelo telefonee senos sentimosbematendidos emumchat com respostasprontas. Nosúltimos anos, os canaisdeatendimento semultiplicaram.UmestudodaOvum noanopassado, citaBoyde, concluiuque64%daspessoas jáutilizampelomenos três canaisdiferentespara secomunicar comas empresas.Namaioriadosmodelos deatendimentoatuais aindaháoenvolvimentodeumhumano respondendoaos questionamentos,mas jáexistematendimentos automatizados, como totensou chatbots. Estima-sequeemum futuropróximoeles serãoamaioriaevãomudar a formacomo somos atendidos. Boydepergunta seoatendimento100%automati- zadoépositivoparaos clientesouapenasparaas empresas. As empresasprecisampensarnãoapenasna reduçãodecustos,mas tambémna melhoriadoatendimentoemummomentoemqueosprodutos e serviços se tornamcadavezmais similares, avaliaBoyle, enessecontexto, oatendimentoao cliente se tornaumdiferencial cadavezmais relevante, justificandoque, pormais quea tecnologiaavance, elaaindaestámuito longede substituir as capacidadesde umapessoaeos consumidoresnãoestãonada satisfeitos em falar commáquinas. Oequilíbriocertoentrenovas tecnologias eprofissionaisqualificados tendea ser a melhor alternativapara reduziros custosdas empresas eaomesmo tempoencan- taros clientes, defendeoespecialista, alegandoquenovas ferramentasdigitaisdão “poderes especiais”aos agentesdeatendimentoeos tornammaisprodutivos e eficientes. Por exemplo, jáexistem tecnologiasquepermitemacessarumcompu- tadoroumesmoum smartphonede forma remotaparaauxiliaroclientea resolver umproblema, facilitando, assim, todooprocesso. Boyde lembraqueo fatodequequase todosos consumidoresbrasileiros têmhoje um smartphoneem suasmãos ampliamuitoaspossibilidadesdenovas formasde atendimento.Umestudopublicadopelo IBGEemabril de2016afirmaque80% dosbrasileiros acessama internet via smartphones, eénatural queelesprefiram ser atendidospormeiode seus aparelhos.Omelhorde tudoéqueparaempresas isso criamilharesdenovaspossibilidades. Recentementechegouaomercadouma ferramentaqueutilizaacâmeradocelular doclientepara fazerumavistoriaàdistânciaouatémesmoauxiliarno suportede qualquer coisa semanecessidadededeslocarum técnicoatéo local.Comoauxílio dacâmeradocelulardocliente, explicaoespecialista, os atendentesde suporte podemver aovivooqueestáacontecendoàdistânciae, assim, podem resolver grandepartedosproblemasnahorae, por consequência, aumentar a satisfação dos clientes. “Um smartphone temdiversos recursosqueestãomudandoa formacomoas empresas interagemcomos seus clientes.Daqui aalguns anos, comachegadada chamada“InternetdasCoisas”, a revolução tendeaacelerar aindamais!Ospró- priosprodutosdevemganhar voze interagirdiretamentecomas empresas. Seráo futurodoatendimentoentredois robôs?”, perguntaBoyde. Talvez sim. Rumoao futuro! O futurodo atendimento ao cliente

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