Revista LOJAS Papelaria - Edição 262

RECURSOSHUMANOS * Ricardo Frederico Talentos humanos Muito tem se falado sobre as mudanças de comportamento dos seres hu- manos. Somos animais racionais que se adaptam às mudanças de clima, altitude, ambiente; enfim, conseguimos nos acostumar e aprender a convi- ver em situações diferentes a todo instante, utilizan- do nossa inteli- gência a favor de nosso aprendiza- do e conforto. Se olharmos para trás, não há muito tempo, po- demos lembrar, por exemplo, que a geração que hoje tem 40 anos oumais e que iniciou sua carreira profissional há pelo menos 15, 20 anos oumais, teve que, em determina- domomento, aprender a conviver, ou, como costumo dizer, teve imposto em seu dia a dia os benefícios da informática, do computador, da tecnologia. Muito diferente disso, hoje a geração que está surgin- do e começa a ingressar nomercado de trabalho é usuária desde que nasceu de algum tipo de tecnologia. Quero dizer com isso que as dificuldades que sentimos para eles não passam de “ignorância”. Fiz este resumo, pois os “nativos digitais”(como são chamados) também evoluíram em outros aspectos e hoje, diferentemente damaioria dos profissionais do passado (não tão distante), procuram por algo a mais do que apenas salário, segurança e bens mate- riais. Eles, mais do que qualquer outro grupo, procuram por “prazer” no que fazem, seja na vida, na diversão (lazer) e, principalmente, no aspecto profissional. Engana-se quem acreditar que um bom salário podemanter esta geração “presa” às empresas. Mas como será, então, o futuro? Como conseguiremos manter o interesse destes profissionais que começam a aparecer? Difícil responder, mas podemos ima- ginar que um dos princípios deve ser de criar um ambiente desafiador e que os motive constantemente. Caso contrário, o que teremos será alta rotatividade e dificuldade de retenção de talentos. Resumindo, não bastamais termos a função, o cargo, o salário a oferecer, temos que ser atrativos para conseguir buscar por talentos; emais: temos que ser criativos para retê-los. Pensa nisto e não deixes que teu dia te consuma! * Ricardo Frederico é sócio e diretor da Exitus Consult “Não bastamais termos a função, o cargo, o salário a oferecer, temos que ser atrativos para conseguir buscar por talentos; emais: temos que ser criativos para retê-los”

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