Revista LOJAS Papelaria - Edição 262
Lojas Maio 2017 41 Agregando valor aos produtos Marici, que também é diretora de marketingda Foroni, declara que o licenciamentopermite agregar valor aos produtos, aumentando a diferen- ciação em relação aos concorrentes e, principalmente, associar rapidamente a imagemdesse determinadoproduto a uma determinada tendência demerca- do, seja ela ‘life’style’ ou entretenimen- to. “Com isso, conseguimos alavancar as vendas, uma vez que criamos um ‘desejode consumo’ junto aos consumi- dores finais.” Para a diretora demarketingda Foroni, emgeral, quandobem escolhida a licença e oproduto é bem trabalhado, o resultadode umprograma de licencia- mento reflete de 20% a 50% em vendas amais doque umprodutodemarca própria, oque significamuito, pois o produto licenciadopermite um retorno superior aoproduto convencional. “O licenciamentoganha força a cada anoque passa. Hoje, o Brasil está entre os seis países commaior faturamento em licenciamentodemarcas nomun- do. Para nós, isso émuitobom, pois o segmentode papelaria está entre os três segmentos quemais utilizam licencia- mento”, revelaMarici. Produtos licenciados são, sem sombra de dúvida, umgrande diferencial den- trodoportfóliode uma empresa, avalia Vanessa Velozo, assistente demarketing da VMP. “Eles agregam valor àmarca e possibilitam alavancagemnas vendas. Eles ditammoda, tendências e incen- tivam o consumo, sendo assim uma poderosa ferramenta para as vendas do setor. Produtos licenciados são um diferencial nas vendas. Sabemos disso pormensurar o impactoque esses itens geramno faturamento. Ter parcerias só- lidas commarcas estratégicas possibilita grandes oportunidades de negócios.” Mais competividade KarinaMarchini, gerente de produtos da Tilibra, concorda que omercadode licenciamentos é imprescindível para o de papelaria, trazendo aos fabricantes novas possibilidades de criação e de visi- bilidade damarca. “Ao associarmos um produtode papelaria a umamarca de sucesso, este produto amplia seus hori- zontes de divulgação e alcança públicos que, por vezes, não seriam antes alcan- çados. Desta forma, ter em seuportfólio licenças fortes torna as empresas de papelariamais competitivas.” Karina avalia que quando umamarca é muito reconhecida em outro segmento, como ode animação, games, brinque- dos emoda, ela contribui muitopara a divulgaçãode uma coleção. “Odesafio para a empresa que opta por trabalhar com licenças é selecionar oque há de melhor nomercado, que possui uma ampla oferta. Para a Tilibra os licencia- mentos representam, hoje, grande parte donegócioda empresa, trazendo aos clientes e consumidores do Brasil e de diversos países oque há demais novo.” Emmomentos como o atual, entende a gerente de produtos da Tilibra, emque opoder de compra das famílias diminui por conta do cenário econômico, é comum a preferência por produtos com preçosmais competitivos. “De qualquer forma, quando umamarca licenciada é sucesso em todas as categorias emque atua, o consumidor economiza em ou- tros produtos escolares,mas nãodeixa de comprar algumprodutodamarca desejada. Cabe aos fabricantes escolher asmarcas licenciadasmais promissoras para a temporada e amanutençãode produtos variados, que se encaixem emdiferentes faixas de preços, sempre buscando a diversidade de gostos e estilos.” ThiagoDias, analista demarketingda Cadernos Jandaia, acredita que os produtos licenciados são importantes para alavancar vendas, principalmente quando se trabalha junto aos principais lançamentos de filmes, games e séries. “Esquadrão Suicida, por exemplo, nos surpreendeu; foi sucessode bilhete- ria e dessa forma os produtos foram muitoprocurados pelos consumidores. Os produtos licenciados tiveram um resultado final excelente,mantiveram praticamente omesmo volume da volta às aulas de 2016, oque foi muitobom.
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