Revista LOJAS Papelaria - Edição 262

FERRAMENTASDIGITAIS *PorMaurícioTrezub A tecnologiacomo protagonistadonovovarejo Comoempoderamento deumnovo consumidor, o millennial, vivenciamos de pertouma transformação namaneirade seexecutar o varejonoBrasil enomundo. Podemos afirmar que já se iniciouuma reorganização do setor, dandoorigemaum novomapado varejoglobal. O relatóriodaDeloitte, “Os Poderosos doVarejoGlobal - Aarteea ciênciados clientes” - anobase2015, mostraquenos próximos anos haverá importantes mudanças de cenários.O destaqueéaAmazon, que figuroupelaprimeira vezno top10do rankingeque, comumaprojeção sobreas suas taxas de crescimento, em cercadeapenas três anos, deve se tornar a segundamaior varejistadomundo, encostandonoWalmart, queocupaa liderançaháumbom tempo. A verdadeéquequem tiver umnovoolhar sobre comoentregar produtos e serviços, pormeiodeexperiências diferenciadas aos consumidores, sairáà frente. Seantes algumas tecnologias eramconsideradas futuris- tas, hojepassama serdesenvolvidas e incorporadaspelo varejode formamuitomais acessível e totalmenteviável. A robótica, por exemplo, vemparaaautomaçãoechega maisbarataehumanizadaparaaoperaçãodovarejo, seja paraavigilânciaemonitoramentodeestacionamentos ou,mesmo, paraumatendimentoprévioepersonalizado aos clientesnaentradadeuma loja, entrediversasoutras aplicações. Outra tecnologiaemergenteéa realidadevirtual.Com preçobaixoeadoçãomassificadapeloentretenimento, a ferramenta se tornaumaestratégia transformadora, inclusi- veparaos canaisdee-commerce.Ovarejoalimentar euro- peu temuma iniciativadecomércioeletrônicocombinado à realidadevirtual aumentada, quemuda totalmentea experiênciadecompra.Oclienteacessaoportal devendas onlinee, usandoosóculosdedentrodecasa, passeiapelos corredoresdo supermercado, como seestivesseemuma loja física,mas comavantagemde ter inúmeras informa- çõesproporcionadaspelo sistemaao seudispor, como receitas eatéhábitosdeconsumodos seus amigos. Finali- zadaacompra, oconsumidor fazopagamentoe recebeos produtos emcasa.Conclusão: umaexperiência sensacional e sematritos, comaaplicaçãopráticadocomérciodigital, pelousode tecnologias transformadoras. Oe-commerce seconsolidoucomopeça-chaveda trans- formaçãodovarejo, agregando, cadavezmaioresparcelas nas vendas totais.Nomapadovarejoglobal, ocomércio eletrônico representa19,6%dovarejochinês, 18%doRei- noUnido, 10%doamericanoeapenas3,3%dobrasileiro. Mesmoqueemalgumas categorias específicasnopaís (ele- tro, livros e informática) estepercentual alcance30%, existe umagrande janeladeoportunidadesparaas empresas exploraremnas transações locais. Ademanda já sepreparou paracompraronline -  falamosdeconsumidoresmilennials, totalmenteconectados.Mas aofertademuitos segmentos aindaestáamuitospassosdessa realidade.  A tecnologiadigital é fundamental paraovarejista inovar a entregada suamarcae, assim, proporcionar experiências novas e surpreendentes.Oconsumidorditaas regras sobre oqueesperaecabeàs empresas se transformarempara superar essaexpectativa.Háumanova lógicadeconsumo paraosnegócios ea tecnologiapassaa serprotagonista enãomaispeçacomplementarnoprocessodevendas. AUber, por exemplo,maior companhiade transporte privadodomundo, nãopossui carros,masumaplataforma tecnológica.OFacebook,maior veículodemídia, nãocria conteúdo,masdisponibilizauma ferramentaonline.OAli- baba,maior serviçodevendas, não temestoquee,mesmo assim, éumagigantedecomérciovirtual.OAirbnbnão comprouumaúnicacamaeéomaior serviçodehospeda- gemdomundo. A transformaçãodovarejoglobal épalpável. Aexperiência nadamenosdoque sensacional éoqueoconsumidor es- perae, de forma rápida, elevai descartardas suas escolhas marcasquenão realizemessaentrega. Suportadaporumaestratégiabemdefinida, a tecnologia éaúnica formadeatender aessas expectativas. Acertar nousodessas ferramentas eplataformas éoque fazdestes recursosos astrosprincipais capazesde transformaromer- cadoeencantaroconsumidor. *MaurícioTrezubédiretordee-commerceda TOTVS.

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