Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

PAPÉIS DE IMPRESSÃO À espera da retomada A volta do crescimento da economia é vista como fator principal para impulsionar o mercado de papéis de impressão, particularmente o cut-size Os dados divulgados pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) mostram que as vendas de papéis de imprimir e escrever (I&E) - onde está inserido o papel cut-size - caíram quase 3% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse movimento, já registrado em anos anteriores, é reflexo do atual desempenho da economia brasileira. Porém, com a expectativa de me- lhoria das condições econômicas, Alexandre Cezilla, gerente executivo de estratégia e marketing da Suzano Papel e Celulose, acredita que o ritmo de vendas deve voltar a se recuperar, dado que o consumo per capita brasileiro de papéis de imprimir e escrever, de 10,8kg ao ano, continua inferior ao de países como Argentina (16,2kg /habitante /ano) e Chile (21,3kg /habitante /ano). No caso específico do papel especial cut- -size, Daniel Grassiotto, gerente comercial da Filiperson, vê uma evolução importante à medida que o consumidor vem descobrindo mais e mais utilizações para esses papéis, quer seja na satisfação de suas necessidades pes- soais, imprimindo toda a sorte de trabalhos e imagens, quer seja na utilização dos papéis especiais cut-size como matéria-prima para atividades de complementação de renda, pro- duzindo peças e as comercializando, como, por exemplo, artesanatos, artigos para festas, scrapbooking etc. “Esse movi- mento tem sido claramente sentido nos pontos de vendas e a Filiperson, sempre em sintonia com seus revendedores e distribuidores tem concen- trado esforços no sentido da identificação dessas necessidades e desenvolvi- mento de produtos que atendam às expectativas de seus consumidores.” Grassioto avalia que, como em todo o mercado, uma recuperação da economia do país ajudará bastante. “O consumidor doméstico, assim como o home office, está contendo despesas e com isso priorizando despesas inevitáveis. Tudo o que deveria ser impresso para uma perfeita visualização, mas que ‘até dá’ para acompanhar na tela do computador, está deixando de ser impresso. Uma recuperação na atividade econômica com consequente incremento na renda trará como consequência uma ampliação nos níveis de consumo e, com isso, um aumento gradativo do consumo dos papéis cut-size para uso doméstico e home office. Um outro fator importante e que impactará positivamente nos volumes de papéis cut-size vendidos no Brasil, e que também virá, temos certeza, com a recuperação da economia, é uma ampliação das áreas de exposição desses produtos nos pontos de venda. O consumidor, tendo maior contato visual com possibilidades diferenciadas de papéis especiais cut-size para impressão, sem dúvida, aumentará o seu consumo.” Cezilla, da Suzano, cita que os dados do mercado de papéis de imprimir e es- crever mostram que o principal fator de influência no consumo é a recupera- ção econômica, dado que há forte correlação entre demanda e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “A profissionalização dos empreendedores também é um fator fundamental para o consumo de papéis, assim como os investimentos públicos na educação brasileira.” O gerente executivo da Suzano acredita que a recuperação da economia brasileira, aliada ao atual nível de consumo per capita de papel no Brasil, abre perspectivas favoráveis à retomada da demanda futura por papéis de impri- mir e escrever de modo geral. “Por isso, a Suzano Papel e Celulose continua investindo em diversas ações para aperfeiçoar os serviços prestados aos seus clientes e desenvolver novos produtos.” Estratégia O sucesso alcançado com o Programa Suzano Mais, de acordo com Cezilla, comprova a assertividade da estratégia da Suzano Papel e Celulose de estar ainda mais próxima aos clientes. “Com uma estrutura composta por 16 centros de distribuição locais (CDLs) e quatro centros de distribuição regional (CDRs), além das fábricas, a Suzano consegue oferecer mais flexibilidade, facilidade e velocidade de entrega aos parceiros. Soma-se a essa estrutura a nossa central de atendimento, que visa proporcionar uma experiência ainda mais agradável e eficiente no pré e pós-venda.” Os clientes podem contatar a central de vendas pelos telefones 4000-1222, nas regiões metropolitanas, e 0800-941-1222, nas demais regiões.

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