Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

Lojas Setembro 2017 27 Por conta disso, a Suzano continua investin- do em melhorias nos CDLs e CDRs, incluindo a mudança de endereços para locais mais estratégicos do ponto de vista logístico. “Ao mesmo tempo, continuamos desenvolvendo novas tecnologias que nos permitam ficar mais próximos aos clientes e propondo solu- ções otimizadas para a demanda de nossos parceiros, incluindo uma maior variedade nos volumes negociados”, justifica Cezilla. Qualidade na impressão O mercado de impressoras e de multifun- cionais tem melhorado consideravelmente tecnologicamente e se tornado mais acessível para o público consumidor, inclusive para os home offices, o que tem refletido positiva- mente no mercado de papéis de impressão. Para Grassiotto, da Filiperson, a disseminação do uso desses equipamentos pelos consu- midores domésticos vem trazendo novos horizontes para o mercado. Uma questão importante que ele destaca, pois contribui significativamente para essa popularização, é a redução do custo da folha impressa, seja pela redução do investimento, representado pelo custo inicial do equipamento, seja pelo barateamento da folha impressa, objetivo esse atingido pela adoção da tecnologia dos tanques de tinta em substituição aos cartuchos.  “Tornou-se muito mais econômica a produção doméstica de impressões de alta qualidade, eliminando completamente o conceito que até então imperava, de que as impressoras domésticas eram, sim, capazes de imprimir folhas com alta qualidade, mas que seu custo era elevado, sendo necessário, sempre que se pretendesse tiragens maiores, recorrer a gráficas, birôs ou copiadoras. Agora, com uma impressora doméstica de qualidade, que tem custo bastante acessível, produz-se pequenas e médias tiragens com qualidade fotográfica e custos bem razoáveis.” Com isso, ressalta Grassiotto, resta ao con- sumidor ter à sua disposição alternativas de qualidade de mídias de impressão. “Papéis especiais que atendam às diversas necessida- des e que agreguem valor ao trabalho final impresso. É nisso que a Filiperson concentra suas atenções e, assim, disponibiliza uma vasta linha de papéis especiais com ‘printabi- lidade’ profissional e custos adequados.” Cezilla, da Suzano, concorda que o avanço tecnológico contribui para tornar o acesso às impressoras e aos aparelhos multifunciona is mais democrático. “Por isso, acreditamos que toda iniciativa que ajuda a melhorar a produtividade do empresariado e do consumidor em geral é positiva e deve ser comemorada. Contudo, ainda não é possí vel dimensionar quanto essa revolução tecnol ó- gica tem impactado no consumo de papé is de imprimir e escrever, sobretudo diante do atual ritmo da economia brasileira.” Na Filiperson trabalhamos no planejamen - to de produção e vendas de 2017 e nas avaliações e adequações desse planejame nto realizadas trimestralmente, considerando um crescimento nas vendas de papéis especia is cut-size de 11%, apesar da crise econômi ca. Esse planejamento se materializa graças a intenso trabalho de aumento do número de pontos de venda, divulgação dos produ- tos em feiras e veículos de comunicação e lançamento de novos produtos. Na últim a avaliação, realizada em julho passado, os números apontavam para o alcance dessa meta de crescimento. Boas perspectivas No trabalho que a Filiperson realiza de co n- tato direto com seus clientes consumidore s, através das redes sociais e contatos pessoa is nas feiras e eventos do setor, Grassiotto revela que tem sentido um início de rever são de expectativas por parte desses consumi do- res. “Uma parte deles, até por necessidad e, encontrou na crise uma oportunidade de desenvolver novas fontes complementare s de renda. Outra parte descobriu o papel especial como aliado nas atividades manu ais que representam uma terapia ou hobby. Há ainda aqueles que fazem do papel especia l cut-size matéria-prima para artes. Temos visto trabalhos magníficos feitos unicame nte com papéis especiais. Tudo isso reforça ai nda mais a nossa disposição em continuar inve s- tindo no desenvolvimento de produtos e mercados para reforçar ainda mais a noss a já consagrada parceria com os consumidore s. A nossa mensagem final é que a Filiperson acredita em nosso mercado e continuará investindo para disponibilizar ao consumi dor brasileiro o que há de mais moderno, bon ito, elegante e criativo em termos de papéis especiais cut-size.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=