Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

3 Por Marcos Mila EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3832-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários, diretores, gerentes e compradores de lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional. Revista LOJAS Ano XXIII, N.º 266 - Setembro 2017 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas CAPA Talita Correia Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas Lucélia Monfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br Talita Molinero (MTb 74.307) talita.molinero@agneloeditora.com.br Edição de arte Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br Diagramação Talita Correia talita@agneloeditora.com.br Revisão Marcello Bottini Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br Publicidade Érica Brandão comercial@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Grass Depto Assinaturas/Distribuição Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br Assessoria Jurídica O segundo semestre deste ano vem trazendo alguns índices que estão animando um pouco a economia e dando sinais de que o mercado tende a melhorar para o final de 2017 e, com boas perspectivas para o ano que vem. Um deles é de que, pelo segundo trimestre consecutivo o mercado de PCs mostrou crescimento no Brasil. De acordo com o estudo IDC Brazil PCs Tracker Q2, realizado pela IDC Bra- sil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, entre os meses de abril e junho de 2017 foram vendidos 1,243 milhão de máquinas, ou seja, 5% a mais do que no mesmo período de 2016, quando o mercado chegou à marca de 1,182 milhão de computadores comercializados. A receita do segundo trimes- tre de 2017 foi de R$ 2,7 bilhões, queda de 6,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, e aumento de 14% em relação aos três primeiros meses deste ano. Do total de computadores vendidos no segundo trimestre de 2017, 396 mil são desktops - 10% a menos do que no mesmo período de 2016, quando foram vendidas 438 mil máquinas -, e 847 mil notebooks - 14% a mais na compara- ção com o segundo trimestre do ano passado, quando foram vendidos 744 mil equipamentos. Para o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge, o crescimento no primeiro semestre de 2017 mostra que o mercado ainda tem fôlego para fechar um bom ano. A liberação do dinheiro do FGTS contribuiu para o aumento nas vendas. Além disso, os fabricantes passaram a oferecer computadores com preços mais acessíveis, em torno de mil reais, o que alavancou o mercado, avalia ele, justificando que este movimento trouxe de volta uma parcela da população que não tinha condições de compra e outra que precisava renovar as máquinas. Para 2017, a IDC Brasil prevê crescimento de 1,2% na comparação com o ano de 2016, com o mercado che- gando a 4,55 milhões de unidades vendidas, sendo 1,6 milhão de desktops e 2,9 milhões de notebook. A receita deve ficar na casa dos R$ 10,3 bilhões. No segmento de tecnologia, também, o mercado brasileiro de celulares voltou a apresentar números positivos no segundo trimestre. Depois de chegar à marca de 12,3 milhões de aparelhos comercializados no primeiro trimestre, os meses de abril, maio e junho registraram 12,8 milhões de dispositivos vendidos, número que é 5,9% maior do que o obtido nos mesmos meses de 2016 e 3,7% mais do que nos primeiros meses de 2017. Os dados são do estudo IDC Mobile Phone Tracker Q2, também realizado pela IDC Brasil. Do total de 12,8 milhões dispositivos comercializados no segundo trimestre de 2017, 700 mil são feature phones e 12,1 milhões são smartphones, ou seja, houve queda de 44% na venda de aparelhos convencionais, sem sistema opera- cional, em relação ao mesmo período de 2016 e de 20% em relação ao primeiro trimestre de 2017, e crescimento de 11,7% na venda de aparelhos inteligentes, com sistema operacional, quando comparado ao segundo trimestre de 2016 e de 5,3% ao primeiro trimestre de 2017. Além de trocar de celular, o brasileiro está escolhendo um aparelho mais robusto. Por isso a queda tão acentuada no mercado de celulares convencionais. Para os próximos meses de 2017, a IDC se mantém otimista e prevê que o mer- cado chegue a 49 milhões de aparelhos vendidos este ano, número que é 12,6% maior em relação a 2016, quando foram comercializados 43,5 milhões de celulares. Um verdadeiro alento para o mercado depois de um longo período em queda. Sinais de recuperação! Sinais de recuperação

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