Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

ARTIGO *Por Marici Ferreira Porque marcas e personagens clássicos se mantêm no topo do mercado de licenciamento mundial O licenciamento de marcas e persona- gens configura-se como uma das mais importantes ferramentas de marketing para as empresas em todo o mundo. Um mercado de sonhos e fantasia, que ganha novas propriedades a cada dia, conquistando crianças, jovens e adultos por conversar diretamente com suas escolhas pessoais e estilos de vida. Muito forte no segmento infantil, o licenciamento ganha a cada temporada novas marcas e personagens, que sur- gem como verdadeiras febres, sempre contando com o apoio das mídias, prin- cipalmente TV, internet e cinema para se popularizarem. Dentro deste cenário, em constante evolução, é admi- rável o trabalho de marcas que permanecem no topo por mais de meio século, como verdadeiras unanimi- dades, atraindo fãs de diferentes faixas etárias. Entre os clássicos podemos destacar diversas propriedades, como Disney, Turma da Mônica, Barbie, Moranguinho, Snoopy, Smurfs, Hello Kitty, os super-herois da Marvel e DC Comics, além, é claro, de marcas corporativas, como Coca-Cola e Ferrari, entre diversas outras. Muitas vezes fora das mídias de grande alcance, as mar- cas clássicas ainda assim permanecem vivas na memória e preferência do público, apresentando uma linearidade que vai muito além de um pico de vendas, trazendo garantia de retorno comercial para a indústria e varejo durante o ano todo. Queridas e amadas, essas propriedades despertam o desejo aspiracional de materializar o universo de sonhos e fantasia, através de produtos. Fãs incondicionais, crianças, jovens e adultos se emocionam, gritam, vibram e, o principal, consomem muito conteúdo e produtos dentro da temática de sua preferência. É notável o trabalho realizado pelas agências licencia- doras para atrair as novas gerações e manter o interesse dos fãs já conquistados. No Brasil, Maurício de Sousa é um grande exemplo de construção de personagens icônicos. Estive recentemente em uma palestra e fiquei admirada ao ver como adultos e também crianças ido- latram a figura do Maurício, e consequentemente seus personagens. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho estratégico bem realizado, que resultou na modernização de suas marcas e personagens com versões como Monica Toy e Monica Jovem e histórias atemporais. A Disney é outro exemplo de empresa que sabe administrar suas pro- priedades com maestria, oferecendo uma atmosfera de magia que encanta a todos, pais, mães e crianças. Eles conseguem trazer essa fantasia para a realidade e atra- vés de produtos podem abraçar, beijar, trazer a sensação de estar próximo do querido personagem. A Mattel, detentora da Barbie, é outra que está fazendo uma atualização em seu produto, investindo em novas roupagens e releituras, visando atingir a nova geração de meninas, de diferentes perfis, que buscam se ver representadas pela boneca mais famosa do mundo. Situação parecida vemos com as franquias de super- -heróis da Marvel e DC Comics, que nos últimos anos vêm fazendo muito sucesso, tanto com jovens e crianças como com os fãs mais velhos. Os novos filmes das fran- quias criaram novas situações, interações entre os perso- nagens e revitalizaram o conceito dos heróis e heroínas. Smurfs, Snoopy, Moranguinho e Hello Kitty também vêm se mantendo entre os personagens preferidos do público infantil, embora ainda reservem uma boa parte do seu programa de licenciamento para adultos que ainda se identificam com a marca e ajudam a passar, de geração para geração, o amor pelos queridos persona- gens, assegurando para as marcas um lugar entre as preferidas em todo o mundo. *Marici Ferreira é presidente da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) e fundadora do EP Grupo, que publica as revistas Zero à Três, Espaço Brinquedo e Licensing e organizadora da feira Expo Licensing Brasil, maior evento de licenciamento da América Latina.

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