Revista LOJAS Papelaria - Edição 267

Lojas Outubro 2017 15 devido aos problemas econômicos pelos quais o país passa, acreditam que os consumi- dores procuram produtos mais baratos e não se preocupam com a qualidade. Isso é um grande engano, pois a maior parte dos clientes, quando compra um produto sem qualidade, vai lembrar da marca, mas lembra muito mais de onde comprou o produto, ou seja, a loja, a curto prazo, perde consumidores insatisfeitos.” A Waleu é outra empresa que preza pela qualidade de seus produtos e está sempre em busca da melhor matéria-prima para disponibilizar itens de altíssima qualidade a seus clientes, de acordo com Luciana Gomes, do departamento de vendas. “Prova disto é a comercialização da linha de lápis Norma. São produtos com total conformidade com os critérios de normatização brasileira, receben- do assim o selo do Inmetro, que garante a segurança em sua utilização, atestando nossa preocupação com nossos consumidores. Outro aspecto importante é a visão ecoló- gica e de sustentabilidade em relação ao meio ambiente. Toda linha de lápis Norma é produzida commadeira de reflorestamento, a fabricação é proveniente de árvores plantadas em áreas exclusivas para esta finalidade, com o plantio de árvores de rápido crescimento, que podem substituir em diversos usos as madeiras nativas, que têm crescimento mais lento e extração mais difícil, reduzindo assim o desmatamento de florestas nativas e as consequências sociais.” Luciana garante que o lápis Norma tem ótimo custo benefício. “São produtos com exce- lente matiz, tom e intensidade com grafite resistente, ponta grossa, macia e cremosa, características que evitam que a ponta fique quebradiça e permaneça regular mesmo depois de apontada várias vezes. A linha tam- bém apresenta itens com o círculo de cores básicas do espectro e suas variantes. São ao todo 12 cores (três primárias, três secundárias e seis terciárias): vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arro- xeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esver- deado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado. Por ter em sua composição matérias-primas de altíssima qualidade, facilita a junção de cores quando misturadas, tornan- do-se uma ótima ferramenta educacional e pedagógica para o aprendizado na formação de cores secundárias e terciarias.” Sustentabilidade Ruschel, da Faber-Castell, frisa que, quando se fala em lápis, deve-se destacar a qualidade excepcional e todo o cuidado na produção dos EcoLápis da empresa. Duas fábricas no Brasil (São Carlos-SP e Prata-MG) e 9.500 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. O projeto de plantio e seus EcoLápis são certificados pelo Forest Stewardship Council, uma orga- nização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010. Vale registrar ainda que um estudo científico realizado pela associação de inspe- ção técnica alemã TÜV Rheinland confirmou, em 2015, que as florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de carbono. “Isto significa que elas retêm consideravelmente mais CO2 do que a em- presa emite em todo o mundo. Ao contrário de outras empresas que apenas compensam suas emissões de carbono através da compra de créditos de carbono, este estudo garantiu à Faber-Castell o certificado de empresa verdadeiramente carbono neutra”, ressalta Ruschel. Para apresentar produtos que oferecem me- lhor custo benefício é preciso conhecimento do consumidor somado a investimentos con- sistentes, declara o diretor da Faber-Castell. “O primeiro passo é conhecer profundamen- te o nosso público. Para isso, a Faber-Castell constantemente realiza pesquisas de mer- cado para saber mais sobre as preferências dos consumidores e o comportamento deles no PDV. Com base nesse conhecimento são direcionados os investimentos em toda a cadeia, tendo sempre em mente o perfil

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=