Revista LOJAS Papelaria - Edição 267

PAPO DE BALCÃO Lojas Outubro 2017 7 “Outra novidade é o Estojo Arco-Íris, produto inovador e único no mercado, que expõe as canetinhas na forma de um arco-íris, proporcionando praticidade na hora de guardá-las, pois todas as tampas são fixas ao estojo”, observa o diretor de marketing. Para o segmento de marcadores, a marca traz duas grandes novidades: o Marcador de Texto 3 em 1, que possibilita três diferentes tipos de traço com um único produto, e o Marcador de Quadro Branco Fashion, com quatro novas cores - rosa, roxa, turquesa e laranja. “A Bic se dedica ano após ano ao desenvolvimento de soluções que atendam às demandas do consumidor. Já são mais de 60 anos de atuação no Brasil com investimentos constantes a fim de oferecer os melhores produtos da categoria e, como resultado, alcançamos novos patamares a cada volta às aulas”, reforça Iasi. REVISTA LOJAS - Como a Bic trabalha a questão da inovação e como ela desen- volveu os novos produtos? RODRIGO IASI - A Bic tem tido muito sucesso em inovação nas últimas cinco volta às aulas, sempre crescendo em dois dígitos. A empresa está com uma estra- tégia global que é trazer menos inova- ções e mais relevantes, ou seja, produtos os quais o consumidor esteja buscando e que não necessariamente existam no mercado. E se existem no mercado, a preocupação da Bic é melhorar esses produtos. Então, para essa volta às aulas, a Bic está trazendo dez lançamentos relevantes em todas as principais cate- gorias em que atua (lápis preto, colorir, marcadore e canetas). A Bic Brasil, como segunda operação no mundo, traz o que tem de melhor da Bic no mundo, é claro que sempre adaptado às necessidades dos consumidores locais, no caso os brasileiros, que têm as suas particularidades. REVISTA LOJAS - A Bic está entrando nesse novo segmento de canetas de escrita fina. É uma nova experiência? RODRIGO IASI - Em canetas, a Bic é líder global e é uma referência. Estamos entrando em um segmento onde não atuávamos com tanta propriedade, que é o de pontas ultrafinas, específico para as pessoas que querem uma escrita mais diferenciada, que querem colorir com a caneta ou marcar e diferenciar algum documento. Dessa forma, a Bic agora está trazendo um portfólio completo nessa categoria, com diversos tamanhos de embalagens e posicionamentos de preços, e com uma tecnologia superior. O mais interessante é que o preço é ex- tremamente acessível, em torno de 15% mais baixo do que o da concorrência neste segmento. REVISTA LOJAS - Como vai ser a cam- panha para esses produtos? RODRIGO IASI - Nós vamos ter um investimento recorde em marca para essa volta às aulas, com muito foco em execução no ponto de venda (PDV). A Bic está mais bem distribuída e mais visí- vel, mais relevante, com maior presença e portfólio completo. Grande parte do investimento vai ser direcionada para o PDV, onde a maioria das decisões são tomadas pelas mães, pelas famílias ou até pelas crianças que estão ali juntas no momento da compra, e outra parte desse investimento também vai ser foca- da em mídia de massa, como as novas campanhas, tanto no off-line quanto no on-line. REVISTA LOJAS - E as ações que estão programadas, qual o objetivo da empre- sa com elas? RODRIGO IASI - O forta- lecimento de portfólio por intermédio de inovação já é uma das principais ações para a volta às aulas. Nossos clientes já esperam que a Bic traga produtos inova- dores e diferenciados, e nossos consumidores finais também buscam isso. Outra parte é o investi- mento em marca, seja no PDV, seja nas mídias, redes sociais ou através de infuen- ciadores. Uma terceira parte são todos os projetos nos quais a Bic atua, principal- mente de cunho social, onde a educação é o principal pilar e a Bic tem iniciativas de pioneirismo e até de liderança no mercado brasileiro. Essas ações sociais também trazem reputação e credibili- dade para a marca, assim, a Bic, uma marca extremamente tradicional, busca esses parceiros para poder chegar nessas comunidades carentes onde a educação está muito aquém do que se espera. Eu destacaria três projetos sociais de rele- vância nacional: o primeiro é a Bienal do Livro, na qual a Bic já é um patrocinador há algum tempo, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, mas que tem uma abrangência nacional com mais de 1 milhão de visitantes; o segundo projeto é a nossa parceria com a Abrinq. Todos os produtos da Bic que levam o selo da Abrinq têm uma parte do valor de venda revertida para a associação e é onde chegamos às comunidades carentes. Em três anos a Bic já distribuiu mais de 3 milhões de produtos; E por último, eu destacaria o Projeto Escolas,

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