Revista LOJAS Papelaria - Edição 268

PROJETO EDUCACIONAL Lojas Novembro 2017 25 inclusive com impressora 3D. Toda a programação das aulas gera muita interação, caracterizada por um aspecto lúdico, inquisitivo, imersivo e inventivo. Um exemplo foi quando os alunos realizaram a exploração dos “micro- mundos” profundezas do mar. Por meio de construção de narrativas e de protótipos exploraram como são e como vivem as criaturas marinhas, pesquisaram sobre o relevo marinho, a profundidade e luminosidade nos mares. Elaboraram também suas pró- prias embarcações, roupas e másca- ras de mergulho e, depois de equi- pados, “mergulharam” para explorar as profundezas, utilizando inclusive hologramas para conhecer melhor a fauna local.  A aventura terminava com a caça ao tesouro do pirata da Barba Ruiva. “Esse tipo experimentação, quando estimulada desde a infância, poten- cializa a construção de repertórios cognitivos os quais, por sua vez, mo- bilizam a criatividade e o pensamen- to crítico para solução de problemas” afirma Valdenice Minatel, coordena- dora-geral de tecnologia do Colégio Dante Alighieri. De acordo com Eduardo Ruschel, diretor de marketing e inovação da Faber-Castell, o objetivo da compa- nhia é sempre promover iniciativas que apoiem o desenvolvimento da criatividade ao longo da vida, inves- tindo em novas tecnologias e méto- dos que ampliem as possibilidades de aprendizagem dento e fora da sala de aula.   “Sabemos o quanto o Dante Alighieri é uma instituição de educação que busca méto- dos de aprendizagem que elevam o potencial intelectual dos seus alunos, por isso, a Faber-Castell acredita tanto nessa parceria. A velocidade das mudanças que temos enfrentado nos últimos anos possivelmente irá se acentuar no futuro, e faz com que novos modelos de aprendizagem que estimulem as crianças a pensarem de forma inovadora sejam fundamentais. Cada vez mais habilidades como senso crítico, comunicação, criatividade e colaboração são fundamentais para prepararem nossos filhos a transforma- rem nosso país”, explica o executivo. Da esquerda para direita, José Luiz Farina, presidente do Colégio Dante Alighieri, e  Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell Silvana Laporace, diretora-geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=