Revista LOJAS Papelaria - Edição 273

LOJAS PAPELARIA - MAIO 2018 17 Plataformas digitais A ampliação de plataformas, como o Youtube e a Netflix; grandes lançamen- tos do cinema e da TV (desenhos ani- mados, novelas infantis, séries etc.); e os games são os grandes influenciadores do mercado de licenciamento no Brasil, na opinião de Karina Marchini Galiano, gerente de marke- ting da Tilibra. Atualmente a Tilibra atua com uma ampla variedade na ori- gem dos licenciados. Os desenhos populares da TV, como Miraculous, Pj Masks, Peppa Pig e Ben & Holly; importantes lançamentos do cinema como A Bela e a Fera, Thor, Pan- tera Negra e Transformers; e novelas infantis como Carinha de Anjo. “Podemos destacar também as famosas marcas de games, com foco no público masculino. Entre elas es- tão God of War, Assassin’s Creed, Overwatch, Horizon Zero Dawn, Gears of War, Resident Evil, Halo e Just Dance.” Para Karina, marcas licenciadas agregam valor ao produto e ao portfólio de marcas da Tilibra. “Quando uma marca é muito reconhecida em outro segmento como o de anima- ção, games, brinquedos e moda ela contribui e muito para a divulgação de uma coleção. O desafio para a empresa que opta por trabalhar com licenças é selecionar o que há de melhor no mercado, que possui uma ampla oferta. Para a Tilibra os licenciamentos representam, hoje, grande parte do negócio da empresa, trazendo aos clientes e consumi- dores do Brasil e de diversos países o que há de melhor e de mais novo.” A gerente de marketing da Tilibra reconhece também que, em momentos como o atual, em que o poder de compra Marcas clássicas X marcas em evidência: como escolher os personagens para licenciamento? A escolha de uma marca ou personagem é muito importante e determinante para o sucesso da parceria, sendo que a marca clássica é atemporal, já diferente de uma marca em evidência ou sazonal, que geralmente tem um ciclo de vida menor. Qual caminho a seguir para contratar uma marca licenciada? É muito importante que exista sinergia entre a marca/personagem e o produto a ser licenciado. E algumas questões primárias devem ser avaliadas: O personagem/marca escolhido(a) é adequado(a) para a linha de produtos da em- presa? Qual o público alvo da marca e qual o público alvo do produto? Eles estão adequa- dos? Qual a visibilidade da marca/personagem? (TV, Cinema, Game, Internet) Qual é o cronograma detalhado para o lançamento da marca? O uso do(a) personagem/marca criará novo impacto visual no produto? Quais outras empresas estão comprometidas com a licença?  Dependendo da sazonalidade do segmento de atuação, existe tempo hábil para o desenvolvimento, a aprovação e o lançamento do produto? das famílias diminui por conta do cenário econômico, é comum a preferência por produ- tos com preços mais competitivos. “De qualquer forma, quando uma marca licenciada é sucesso em todas as categorias em que atua, o consumidor economiza em outros produtos escolares, mas não deixa de comprar algum produto da marca desejada. Cabe aos fabricantes escolher as marcas licenciadas mais promissoras para a temporada e a manutenção de produtos variados, que se encaixem em diferentes faixas de preços, sempre buscando a diversidade de gostos e estilos.” Já a diretora de marketing da Foroni, Marici Foroni, enxerga uma queda nos produtos licenciados no Brasil devido à crise que o país enfrenta e a procura por produtos mais em conta e alternativos tem sido muito maior. “Tivemos queda nos negócios com marcas licenciadas. Hoje, as marcas próprias da Foroni tem superado os números estimados. Os consumidores estão buscando preços baixos e optando por produtos sem marca. Salvo o personagem que está na moda e que todos querem. Temos sim um problema no licen- ciamento. Hoje, o que impulsionaria o licenciamento seria o menor custo de royalties para que o produto tivesse um menor valor agregado”, defende ela. A Foroni, uma das empresas líderes no segmento papeleiro, desenvolveu na coleção 2018, mais de 1500 produtos divididos em mais de 80 linhas diversas de agendas, cader- nos, mochilas, gym bags e estojos. “Todos os itens do portfólio da marca foram desen- volvidos com tecnologias baseadas nas mais recentes pesquisas de tendências de moda, comportamento e funcionalidade”, garante Marici Foroni, destacando as licenças: Barbie, Marie, Patrulha Canina, Batman, My Little Pony, Emoji, Super Mário, Meu Malvado Favo- rito 3, Carros 3, Paul Frank, Hanazuki, Games Ubisoft, Minecraft, Real Madrid, Bandas de Rock, Descendentes 2, Bob Esponja, Disney Classics e Tinker Bell.

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