Revista LOJAS Papelaria - Edição 273

6 MAIO 2018 - LOJAS PAPELARIA PAPO DE BALCÃO Foco, trabalho e persistência Ricardo Frederico​, sócio-diretor da Exitus Consult ​“Acreditar em seus negócios, força e planejamento são fa- tores que farão toda a diferença daqui em diante.” Esse é o pensamento do sócio diretor da Exitus Consult, Ricardo Frederico​, justificando que ​Mudança e inovação devem ser os temas deste 2018. “Estamos tendo um primeiro trimestre melhor do que em 2017, o que nos leva a crer que o pequeno e médio varejo devam ter melhores perspectivas, principal- mente no segundo semestre.” Frederico dá dicas importantes para melhorar o negócio no pequeno e médio varejo, enfatizando que a exposição dos pro- dutos de forma ordenada e provocando a compra extra deve ser encarada como fundamental. “A personalização das lojas em relação às datas especiais como tema central e criação de ambientes convidativos, além do treinamento dos funcionários, deve ser preocupação constante dos lojistas.” Ele destaca a importância de se preparar a loja, sempre inovando nas expo- sições, movimentando os espaços, aproveitando datas impor- tantes, fazendo com que o cliente sempre tenha a impressão de que está em um ambiente novo, renovado.” O sócio-diretor da Exitus Consult tem uma visão otimista e afir- ma que, como brasileiros, devemos pensar que apesar de to- das as dificuldades, estamos aqui lutando pelos nossos espa- ços e que, se fossemos um País menor, pelo que vivenciamos nestes últimos anos na economia e, principalmente, na política, já teríamos virado uma Venezuela. “Temos força de reação e uma economia que chama a atenção do mundo. Sinais são percebidos, pois mesmo com todos os problemas que tivemos, ainda somos um País que atrai investimentos internacionais. A reação será gradativa, pois fomos realmente muito judiados e as diferenças sociais ficaram gritantes. Mas é percebido que o pior já passou, não tinha como continuarmos na situação que estávamos e, com certeza, teremos um cenário melhor em 2018, 2019 e uma retomada forte em 2020, que superará as expectativas dos mais céticos. Foco, trabalho e persistência devem ser as nossas palavras de ordem.​” Revista Lojas Papelaria: Diante de um cenário mais favorável, como vê o futuro do pequeno e médio varejo no país? ​Ricardo Frederico: Mudança e inovação estes devem ser os temas deste 2018. Estamos tendo um primeiro trimestre melhor do que em 2017, o que nos leva a crer que o pequeno e médio varejo devam ter melhores perspec- tivas, principalmente no segundo semestre. Com os governos dos esta- dos tendo suas receitas comprometidas pelo cenário politico/econômico, as verbas para materiais devem diminuir e, por consequência, o consumo deve voltar a ocorrer no varejo brasileiro. O que classifica, hoje, como fundamental no atendimento ao público de forma geral? ​Ainda a exposição dos produtos de forma ordenada e provocando a com- pra extra deve ser encarada como fundamental. A personalização das lojas em relação às datas especiais como tema central e criação de ambientes convidativos, além do treinamento dos funcionários deve ser preocupação constante dos lojistas. ​

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=