Revista LOJAS Papelaria - Edição 275

GESTÃO 16 JULHO 2018 - LOJAS PAPELARIA IMPRESSORAS E MULTIFUNCIONAIS Vendas de impressora aumentaram 21% em 2017 Segundo estudo, 2,183 milhões de equipamentos foram vendidos. Segmento de jato de tinta lidera. O aumento na comercialização de equipamen- tos de impressão ocorreu graças à reação da economia e do aumento das ofertas de equipa- mentos pelos fabricantes.  Em um mundo cada vez mais digital e conecta- do, a impressão de documentos em papel ainda é essencial na rotina de empresas, escritórios, profissionais autônomos, estudantes, entre muitos outros. Ao menos é isso que mostra os dados do estudo IDC Quarterly Hardcopy Prin- ter Tracker Q4 2017, realizado pela IDC Brasil, que indicou um crescimento nas vendas de impressoras e multifuncionais muito acima do esperado. Após queda por quatro anos conse- cutivos, 2017 apresentou aumento de 21% em vendas e de 13% em receita, quando compara- do com o ano anterior. Segundo a análise, o aumento na comerciali- zação de equipamentos de impressão ocorreu graças à reação da economia e do aumento das ofertas de equipamentos pelos fabricantes. Isso motivou consumidores profissionais e domésti- cos a substituírem sua impressora antiga por um modelo atual, algo que estava na lista de dese- jos dos consumidores nos anos anteriores, mas que só pode ser concretizado em 2017. Dentre as vendas registradas no ano passado, os equipamentos jato de tinta continuam sen- do os preferidos pelos consumidores, com 1,7 milhão de unidades vendidas, enquanto 478 mil equipamentos a laser foram comercializados. Ainda assim ambos registraram alta, de 23% e 17% respectivamente. Entre os motivos pela preferência do consumidor pelos equipamentos jato de tinta, está o aumento de equipamentos com tanque de tinta, que torna o custo de im- pressão muito menor se comparado com mode- los antigos, que utilizam cartuchos. “O tanque de tinta, também conhecido como bulk ink, foi adotado pelos principais fabrican- tes de impressoras, pois viram nesse modelo a melhor forma de enfrentar o mercado de tintas compatíveis (não produzidas pelo fabricante da impressora). Oferecendo uma opção de ótima qualidade e alto rendimento, o consumidor aca- ba preferindo ficar com o suprimento original. Hoje mesmo modelos para o consumidor do- méstico chegam a render mais de 1.000 páginas sem precisar substituir a tinta”, explica Adriana Maia da Impressora.com. Para 2018, a previsão da IDC é de um cresci- mento tímido, em torno de 2%. Segundo os pesquisadores o volume de vendas em 2017 foi muito além do esperado, o que faz acreditar que grande parte do público-alvo já possua um modelo atualizado, sendo assim o segmento de consumíveis (toners e cartuchos de tinta) deverá manter o mercado aquecido durante o ano.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=