Revista LOJAS Papelaria - Edição 275

20 JULHO 2018 - LOJAS PAPELARIA Personagens de filmes e TV impulsionam vendas do setor de brinquedos e lançamentos da Expo Toys 2018 Os produtos licenciados, com personagens do cinema e TV, já representam em torno de 30% do mercado de brinquedos. A feira Expo Toys 2018 trouxe inúmeros lançamentos nessa área O filme “Os Incríveis 2”, da família de super-heróis que encanta a todos e que estreou em junho, foi muito aguardado não so- mente pelos fãs dos personagens, mas também pelo comércio varejista. Isso porque seus personagens saltaram da tela do cinema para as prateleiras das lojas de brinquedos de todo o País em formato de uma infinidade de produtos - bonecos, relógios, yoyos, bar- cos, quebra-cabeças, bonecos de pelúcia, livros, entre outros. E com a estreia do novo filme, os lojistas têm uma certeza: as vendas de produtos com os personagens do filme irão aumentar. Este casamento entre o cinema/tevê com a indústria de brin- quedos é um dos principais fatores que tem impulsionado as vendas do setor nos últimos anos. Para aumentar a atração de um brinquedo sobre o consumidor, os fabricantes estampam a imagem de algum super-herói ou personagem famoso. Trata-se da estratégia de licenciamento, em plena ascensão no segmen- to de brinquedos, que mais a utiliza no Brasil. Segundo dados da empresa de pesquisa GFK, o número de li- cenças para brinquedos cresce a cada ano. E o segmento de itens licenciados já representa em torno de 30% do mercado de brinquedos. Isso porque as crianças “antenadas” (com acesso a muitos canais de TV por assinatura, tablets e Internet) querem ter os personagens famosos que já conhecem do mundo digital. “O licenciamento é uma poderosa ferramenta de marketing que pode ajudar o varejo a se aproximar e estreitar relacionamento com o cliente, além de gerar crescimento de vendas”, ressalta Marici Ferreira, presi- dente da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral). Segundo dados da entidade, o mercado brasileiro de itens licenciados no varejo tem crescido em média cerca de 5% ao ano e movimenta negócios de quase R$ 20 bilhões/ano Vitrine de licenciados A feira de brinquedos Expo Toys 2018 que aconteceu em São Paulo (SP) de 24 a 26 de junho, no pavilhão Pró Magno Centro de Eventos, atraiu lojistas de diferentes partes do País para as compras do Dia das Crianças e Natal. Além de brinquedos com descontos de até 60% para os lojistas, a Expo Toys 2018 foi uma importante vitrine com mais de 200 lançamentos e inovações de brinquedos em diversos setores, entre eles o de licenciamento. A Brasilflex, por exemplo, expositora da feira, possui linha com cerca de 200 itens licenciados, como o Relógio do Mickey, Big Bolhão Masha e o Urso, Bolha de Sabão Princesinha Sofia, Bubble Brister Meu Malvado Favorito etc. Entre suas novidades nessa área estaveram brinquedos com os personagens do filme “Os Incríveis 2”, da Disney; a princesa corajosa Nella, da Nickelodeon; e produtos da novela “As Aventuras de Poliana”, que acabou de estrear no SBT. “Cerca de 60% da linha de produtos da Brasilflex é constituída por licenciados, com personagens da Disney, Warner, Cartoon, Galinha Pintadinha, Nickelodeon e Lady Bug”, revela Eliane Mason, diretora comercial. Licenciamento também foi uma das apostas da Brinquedos Anjo na Expo Toys 2018. A empresa levou inúmeros itens com personagens de destaques como o da gatinha mais famosa do mundo, a Hello Kity, além de artigos da Warner Bros, Capcom, Hasbro e outros. Segmento crescente dos licenciados é o dos livros infantis. A Ciranda Cultural, outra participante da Expo Toys 2018, apresentou novas marcas que serão suas grandes apostas para o mercado infantil este ano, como a PJ Masks, Peppa Pig, Masha e o Urso. A editora possui mais de 30 linhas de produtos com diferentes personagens na área de produtos licenciados, que representam cerca de 40% do seu catálogo. A Editora DCL - Difusão Cultural do Livro Eireli também apostou na feira Expo Toys para divulgar seus produtos licenciados. A empresa apresentou novos livros de ati- vidades e máscaras com licenças da Disney. Outros destaques da empresa foram os livros embalados em latas, entre eles “Princesas”, licença da Disney, e “Meu Malvado Favorito”, da Universal Studios. Os livros de personagens da Disney e da Universal relacionados a filmes e séries de TVs, como o da Frozen e do Pica-Pau, foram também apostas da empresa nesse seg- mento. “A maior parte de nosso catálogo é de produtos licenciados. Os produtos com personagens favoritos das crianças funcionam como forma de incentivo no processo da leitura”, esclarece Nilton Barbosa, gerente comercial da empresa.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=