Revista LOJAS Papelaria - Edição 275

22 JULHO 2018 - LOJAS PAPELARIA ETIQUETAS As etiquetas atingem tanto o público escolar como corporativo. De uma for- ma geral, esses produtos têm a função primordial de organização, contudo, como as atividades são distintas entre os diferentes públicos, elas acabam sendo utilizadas de formas múltiplas também. Apenas para exemplificar, esclarece Luciano Andrade, gerente geral de Pimaco - marca de etiquetas da Bic -, nos escritórios elas são geralmente utilizadas para organização de arquivos e pastas, já em fábricas e no varejo em geral, servem como identificadoras para caixas e pacotes, enquanto que para o público escolar, os artigos são voltados à identificação de livros e cadernos, ou mesmo para trabalhos acadêmicos como workshops e aulas de criatividade. “Contudo, é importante ressaltar que existem ainda outros públicos que se utilizam das etiquetas Pimaco no dia a dia também. Apenas para citar dois: pode- mos falar de donas de casa que utilizam etiquetas para identificar produtos ao congelá-los, ou mesmo pequenas empresas que fazem uso dos adesi- vos de sinalização como forma de estar de acordo com as normas, porém de uma forma mais econômica”, lembra Andrade. Gabriela Tavares, gerente de produto da Maxprint, observa que as etiquetas para uso corporativo são geralmente as brancas, em papel couché, em di- ferentes formatos para uso em impressoras laser e ink-jet. “Essas também fazem parte do uso escolar, mas há uma grande demanda das etiquetas OP, com contornos, linhas etc.” Mercado A venda das etiquetas padrão é bem forte o ano inteiro, conforme Tavares, se forem considerados os mercados corporativo e de uso doméstico. “No período de volta às aulas há um aumento da demanda, mas bem menor Imprescindíveis na organização Com uma infinidade de usos, as etiquetas são fundamentais para um trabalho organizado do que o crescimento do material escolar em geral. Se considerarmos as etiquetas especiais, personalizadas para identificação de material esco- lar, certamente teremos um crescimento bem considerável nas vendas na época de volta às aulas. No que se refere ao mercado de etiquetas office, também, podemos dizer que as etiquetas especiais, com maior valor agre- gado, vêm ganhando espaço, especialmente aquelas para personalização e identificação com acabamento impermeável. Há também as etiquetas metalizadas, coloridas etc., mas os produtos mais simples para o dia a dia ainda dominam esse mercado.” As Etiquetas Office Colacril são usadas para todas as finalidades, seja na escola, no trabalho ou em projetos especiais, explica Wlamir Munhoz, ge- rente comercial da Colacril. “Este produto ganhou importância em todos segmentos e nós temos produtos para todos os fins, em várias cores e tamanhos. Como temos uma linha completa, usada tanto para fins esco- lares como corporativos, não temos sazonalidade. Porém, no período de volta às aulas, o volume aumenta muito com a venda para fins escolares em marcação de cadernos e outros produtos usados no dia a dia pelas crianças”, destaca. Munhoz ressalta ainda que as linhas de etiquetas de gôndolas e de balança tiveram um crescimento especial em vendas nos últimos anos. “O segmen- to papeleiro está conhecendo estes itens agora e o sucesso é total nos clientes que revendem estes produtos.” Para Andrade, da Pimaco, as etiquetas mais simples ainda são as mais procuradas pelo consumidor atualmente, portanto, representam o maior volume de negociações. “Contudo, os produtos de maior valor agregado e de utilização mais específica seguem em acelerada taxa

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=