Revista LOJAS Papelaria - Edição 276

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LOJAS PAPELARIA - JULHO 2018 19 podem ser usados em casa. Um ótimo exemplo para este uso corporativo é o modelo Fichário 4 Argolas A4 Personalizável, que vem com capacidade para até 240 folhas, é personalizável em 3 partes, possui bolso interno para cartões e tem argolas em D, que representam 25% a mais de capacidade em comparação a um fichário de argola arredondada.” Karina destaca ainda que a empresa está atenta para novas possibilidades em matérias-primas mas, principalmente, estuda as necessidades. “Com este diagnóstico, entendemos que os consumidores buscam cada vez mais produtos segmentados e, nesta tendência, desenvolvemos toda uma linha de cadernos argolados em modelos mais simples, menores e com diferen- tes opções em estampas. Assim, meninos e meninas, homens e mulheres podem escolher a sua estampa preferida. Como exemplo desta segmenta- ção, temos cadernos argolados cartonados com elástico em marcas como Minnie, Capricho, West Village, Love Pink e Blink. Temos também os ca- dernos argolados com zíper nas marcas Love Pink, Académie e Zip Multi.” Estilo e funcionalidade A diretora de marketing da Foroni, Marici Foroni, afirma que, sem dúvida alguma, a escolha dos materiais e acabamentos são itens de grande im- portância no desenvolvimento destes artigos. “Porém, pensando em con- quistar o consumidor cada vez mais exigente, a Foroni se preocupa em segmentar estilo e funcionalidade para que cada produto esteja realmente adequado às necessidades dos consumidores.” Para a coleção 2019, explica a diretora, a Foroni desenvolveu fichários pro- duzidos com tecidos 100% poliéster de altíssima durabilidade e resistência, com costuras reforçadas, alças e fechamento com zíperes de segurança. Na parte interna, destaque para o porta-papéis, bolso com ziper e argola- dos removíveis, que facilitam o manuseio pelo estudante na sala de aula. As estampas e detalhes, itens com bastante importância, acompanham sem- pre o conceito da linha. “O mercado de fichários vem se readequando ano a ano frente a novas tendências e tipo de utilização. A Foroni vem acompanhando estas mu- danças e para 2019 aposta em uma coleção com modelos básicos, porém, super funcionais. Nossa estratégia está em concentrar um número menor de opções com maior profundidade no volume médio de cada item”, adianta Marici. A diretora de marketing da Foroni ressal- ta que está otimista para a volta às aulas. “Temos percebido que o consumo destes artigos nos últimos cinco anos vem cres- cendo gradativamente, após um longo periodo de queda. Estamos selecionando cuidadosamente lojas que tenham perfis adequados para comercializar estes arti- gos, pois este é um dos pontos principais para o sucesso das vendas.” Qualidade x custo benefício Eduardo Zaw, gerente de marketing da ACP, acredita que, além de oferecer qualidade e estampas que chamem a atenção do clien- te, um preço competitivo é um fator crucial nos dias de hoje para que um fichário faça sucesso em vendas. A ACP tem trabalhado com novas matérias-primas e insumos para a con- fecção dos fichários. “Além de novas estampas, este ano optamos por tra- balhar com insumos diferentes, novas texturas que geram uma experiência diferente ao consumidor ao manusear o produto”, revela Zaw. “O período de volta às aulas é onde temos maior saída destes produtos, quando os adolescentes adquirem o produto para usar no ano letivo. No res- tante do ano não vemos grande impacto nas vendas deste produto. Acredi- tamos que teremos um crescimento entre 5 e 10% sobre o ano passado.” Variedade Pensando em atender ao público de forma mais efetiva, explica Claudi- néia de Souza Prado, do departamento de marketing da DAC, a empresa trabalha com cadernos argolados com melhor custo benefício. “O objetivo é deixar o produto acessível ao consumidor e permitir que o seu bom uso seja mais compartilhado. Mais de 80% dos cadernos argolados são produ- zidos em papel, contudo, todos têm acabamento com verniz localizado e/ ou hot stamping, dando um brilho a mais à estampa, além da marca DAC Milky que é produzida em PVC All Clear, e a DAC Basic, produzida em PVC Cristal, um sucesso de vendas em 2017/2018.” A DAC possui um bom portfólio de fichários Office para oferecer ao merca- do, de acordo com Claudinéia, e como é um produto consolidado e anual, seu giro é maior. “Porém, para a DAC, o fichário escolar agrega maior valor à marca, pois o consumidor tem envolvimento emocional na compra, causa lembrança da marca e é mais comentado e indicado para os amigos. Nossa perspectiva é continuar o bom período de 2017/2018, pois o mercado apre- sentou uma melhoria e precisamos abraçar a oportunidade.” A DAC disponibiliza uma caixa display organizadora para ajudar na ex- posição e visual da loja, mais material de PDV de vários licenciados para decorar a loja e despertar o desejo do consumidor. “Sonho de consumo de muitos estudantes, é uma oportunidade para venderem fora do período escolar”, destaca Claudinéia.

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