Revista LOJAS Papelaria - Edição 276

GIRO LOJAS PAPELARIA - AGOSTO 2018 49 Kalunga chega com sua primeira loja na Paraíba Ainda neste ano, mais duas lojas serão abertas no Estado A Kalunga, rede varejista de suprimentos para escritório, informática, material escolar e papelaria, chega com a sua primeira loja no Estado da Paraíba. A novidade faz parte do plano de crescimento da marca, que pretende chegar a 2020 com 250 lojas distribuídas por todo o Brasil, incluindo mais duas no local. A primeira loja da marca foi inaugurada no Partage Shopping Campina Grande. A cidade conta com mais de 400 mil habitantes e é uma das praças estratégicas para as novas expansões da rede. Parte de um dos principais polos industriais do Nordeste, Campina Grande também é sede do principal polo da tecnologia da América Latina. Com um espaço de 616 m², o novo endereço conta com um mix de mais de 11 mil produtos à disposição dos clientes. A abertura da 183ª loja da Kalunga confirma mais uma vez a liderança nacional da empresa em seu segmento e também a importância da região para a conquista de melhores resultados. A estimativa é de que a loja fature entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão por mês, quando alcançar o nível de maturação. Para o diretor comercial da Kalunga, Hoslei Pimenta, o Nordeste continua sendo uma das grandes apostas da marca. “A Paraíba oferece excelentes op- ções de investimentos e oportunidades de negócios, o que estimulou a inclusão de Campina Grande em nosso plano de expansão. Além disso, queremos levar nossos serviços a lugares em que acreditamos, e também a um novo público, para que enxerguem o grande potencial da Kalunga”, conclui Pimenta. Outra informação observada na pesquisa é a fidelidade do cliente online. Quando a experiên- cia de compra é positiva, o consumidor tende a visitar novamente a loja online para novas aqui- sições. Exemplo disso, é que 91% dos entre- vistados já compraram mais de uma vez em um mesmo site ou aplicativo, sobretudo em virtude da confiança na marca (53%) e pelos melhores preços (43%). Outro dado é que quando querem comprar um produto em uma loja online desco- nhecida, 67% pesquisam o seu índice de recla- mação em sites e aplicativos. Na hora de ir às compras, os conteúdos que os clientes mais esperam encontrar na internet so- bre o produto ou serviço desejado são a ficha técnica e especificações (60%), depoimentos de pessoas que já comparam (56%) e fotos dos detalhes e ângulos do produto (44%). “No mundo digital, os protagonistas são os con- sumidores e não as marcas. São eles quem par- ticipam ativamente do processo de construção de reputação das empresas, que devem promo- ver um relacionamento mais próximo e de con- fiança com seus clientes. É o compartilhamento de experiências que influencia a decisão de ou- tras pessoas e não, meramente, a propaganda” explica Pellizzaro Junior. Entrega fora do prazo e não recebimento: principais queixas De modo geral, os resultados da pesquisa apon- tam que o comércio online já conquistou a con- fiança de grande parte dos consumidores co- nectados. Levando em conta a última aquisição que fizeram pela internet, 85% dos internautas ficaram satisfeitos, contra apenas 10% de com- pradores que se dizem arrependidos. Além disso, em cada dez consumidores ouvi- dos, oito (78%) afirmam não ter enfrentado pro- blemas em sua última compra feita pela internet. Outros 21% não passaram por uma experiência positiva, sendo que as queixas mais comuns fo- ram a entrega fora do prazo (12%) e o não rece- bimento do produto (6%). Entre os que lidaram com algum contratempo, 44% conseguiram, de algum modo, solucionar o problema. Nesse caso, 16% receberam o produto com atraso, 14% tiveram o dinheiro devolvido e 7% ficaram com crédito na loja. Outros 45% não consegui- ram resolver o problema, sendo que 19% até mesmo desistiram da situação. Desconto para pagamento à vista A pesquisa revela que, nos últimos três meses, cada comprador online fez, em média, quatro aquisições na internet. Os itens mais adquiri- dos nesse período foram peças de vestuário, calçados e acessórios (40%), artigos para casa (26%), eletrodomésticos (26%), ingressos para atividades de lazer (25%), perfumes e cosméti- cos (25%) e também celulares (23%). E o valor desembolsado para levar os produtos para casa na última compra foi, em média, de R$ 323,84. Para o pagamento, 58% utilizam o cartão de crédito parcelado diretamente com a loja e 56% o boleto bancário. A pesquisa ainda mostra que a internet ganha força quando o assunto é parcelar as compras. Entre os consumidores que realizaram compras nos últimos três meses, sete em cada dez (71%) dividiram alguma dessas aquisições, sendo que, em média, foram cinco prestações. Apesar de a maioria ter optado pelo parcela- mento nesse período, 57% dos internautas disseram ter recebido oferta de desconto caso o pagamento fosse à vista, principalmente no boleto bancário (40%) e no cartão de crédito em parcela única (21%). “O parcelamento é um me- canismo útil para o consumidor adquirir bens de maior valor, mas é comum varejistas oferecerem descontos para pagamento à vista nas compras online, especialmente via boleto bancário. Se a pessoa pesquisar, pode ser mais vantajoso op- tar por esse meio de pagamento, desde que o valor não ultrapasse os limites do orçamento pessoal. Mas se a opção for o parcelamento, vale ficar atento para não ceder às compras por impulso que desajustam as finanças”, alerta o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli. Metodologia A pesquisa ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos últimos 12 meses. A margem de erro é de no máximo 3,43 pp a uma margem de con- fiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

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