Revista LOJAS Papelaria - Edição 277

10 SETEMBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA PAPEL SULFITE Um mercado com muito a crescer As perspectivas da recuperação da economia e a retomada de vendas de equipamentos de impressão podem impulsionar o segmento de papel sulfite O mercado brasileiro de impressão, que estava em queda desde 2013, reagiu e fechou 2017 com um crescimento de21%. Ano passado foram co- mercializados 2,183 milhões de equipamentos, contra 1,8 milhão de máquinas vendidas em 2016. Do volume de vendas em 2017, 1,7 milhão foi de equipamentos jato de tinta e 478 mil foram de mo- delos a laser, com 23% e 17% de crescimento, respectivamente. Os dados fazem parte do estudo IDC Quarterly Hardcopy Printer Tra- cker Q4 2017 realizado pela IDC Brasil. Em receita, o mercado brasileiro de impressão cresceu 13% em relação a 2016, contabilizando pouco mais de US$ 632 milhões, sen- do US$ 266 milhões em vendas de equipamentos à tinta e US$ 366 milhões em vendas de máquinas a laser. Para Anderson Luís Medori, gerente comercial da Bignardi Papéis, no entanto, o cresci- mento nas vendas dos equipamentos não surtiu efeito no mercado de papéis Cut Size no ano de 2017. “Na minha visão, os principais fatores que motivariam um aumento no consumo seriam: recuperação da atividade econômica do país e um maior investimento no setor de educação.” Medori lembra que o principal consumo está relacionado ao segmento Corporativo ( Anderson Luís Medori, gerente comercial da Big- nardi Papéis

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=