Revista LOJAS Papelaria - Edição 277

44 SETEMBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA EVENTOS Escolar 2018 movimentou o setor de papelarias, material escolar e de escritório Corredores e estandes cheios, realização de negócios, oferta de conteúdo profissional e muito networking fizeram o sucesso da edição encerrada no dia 8 de agosto. Foi encerrada no dia 8 de agosto, a 32ª edição da Escolar Office Brasil - Feira Internacio- nal de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas, no Expo Center Norte. Corredores e estandes cheios, realização de negócios, oferta de conteúdo profissional e muito net- working fizeram o sucesso da feira, na avaliação dos organizadores e expositores. A nova planta, com pavilhão sem divisórias e estandes mais abertos, a presença de visi- tantes de diversas regiões e a abertura num domingo foram alguns dos pontos mais elo- giados. O primeiro dia, 5, recebeu uma visitação 12% maior que o mesmo dia da edição 2017. Além dos compradores de todo o País que visitam a feira individualmente ou em grupos, a Escolar 2018 recebeu caravanas das cidades de Franca, Ribeirão Preto e Bauru (São Paulo) e de Belo Horizonte (Minas Gerais). Para o presidente da Francal Feiras, promotora da Escolar Office Brasil, esta edição mexeu com o mercado. “Os lojistas reconheceram que este é o grande encontro anual do setor de papelarias, pois conseguiram encontrar os produtos desejados para renovar as vitrines e abastecer o estoque. Os negócios realizados vão movimentar as fábricas e colaborar para o processo de retomada da atividade econômica”, diz o executivo. Sem contar as vendas nos estandes das 140 empresas participantes, as Rodadas de Negócios - reuniões entre expositores e compradores convidados num ambiente re- servado - renderam R$ 628 mil em negócios imediatos e prospectaram outros R$ 3,5 milhões para os próximos 12 meses. Durante três dias (6, 7 e 8), foram realizadas 211 reuniões entre 39 expositores e 19 compradores vindos do Distrito Federal e de 11 estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Um dos compradores convidados, Paulo Freire, diretor comercial da Livraria MEC, em Jaboatão dos Guararapes (PE), diz que firmou parceria com dois novos fornecedores durante as Rodadas e renovou negócios com empresas já conhecidas. De acordo com ele, tanto as reuniões reservadas quanto a própria Escolar 2018 superaram suas expec- tativas: “Contatos de sucesso e muitos negócios fechados”, garante. Com o intuito de levar novidades para Belém do Pará (PA), Paulo Henrique Rodrigues, diretor da Magazan, participou das reuniões e também se mostrou satisfeito. “As ex- pectativas foram atendidas, graças ao contato direto com os fornecedores. Tivemos a oportunidade de estar com a pessoa certa, na hora certa”. Conteúdo Ao longo de quatro dias, a Escolar 2018 ofereceu mais de 20 horas de conteúdo téc- nico de alta qualidade, em palestras como a de abertura, ministrada pelo economista Ricardo Amorim, a programação do Escolar Experience e do Seminário de Educação. Uma das atrações mais concorridas, o Pai- nel E-Commerce trouxe profissionais do varejo, como Gimba, Saraiva e outros para falarem do comércio eletrônico voltado ex- clusivamente ao setor de material escolar, de escritório e papelarias. Valeska Oliveira, gerente de Negócios da Escolar 2018, acredita que este modelo é outro fator de sucesso da feira. “Conteúdo somado a relacionamento gera resultados”, diz a executiva. “Quando o varejista está mais bem informado, ele se sente motivado a fazer os ajustes necessários para vender mais e melhor, movimentando os negócios da feira e do mer- cado como um todo”. Espaços diferenciados, como a Papelaria Modelo, também serviram para mostrar aos donos de papelarias como a dis- posição dos produtos e técnicas de visual merchandising podem contribuir positivamente na experiência de compra e fidelização dos clientes. Durante a feira, técnicos do Sebrae

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=